Para apoiar os empreendedores nos reparos dos negócios, o Sebrae lança a campanha “Sebraetec Supera”, consultoria de recuperação de espaços físicos de pequenas empresas do RS, atingidas pelas enchentes de maio.
Com ela, a entidade ajuda os empreendedores a traçarem um plano de ação para reabrir os negócios, custeando parte desses reparos através de reembolso.
Funciona assim
O empreendedor que teve o espaço físico da empresa atingido pelas enchentes, cadastra o interesse em participar da consultoria no site oficial. A partir desse cadastro, o Sebrae entra em contato para conversar e validar se o negócio atende os requisitos para participar.
Requisitos
- Estar enquadrado na categoria MEI ou Micro e Pequenas Empresas (MPEs).
- Possuir conta bancária em nome do CNPJ ou produtor rural com conta no nome da Inscrição Estadual.
- É imprescindível que o espaço físico a ser reparado esteja em uma área alagada das cidades do RS com decreto de calamidade público.
A participação também está sujeita a disponibilidade, pois a Consultoria Sebraetec Supera tem vagas limitadas.
Após a validação de todos os requisitos, inicia-se a Consultoria Sebraetec Supera. Primeiro, o consultor faz uma avaliação do espaço físico da empresa participante. Depois, é elaborado um plano de ação, levando em consideração todos os reparos que essa empresa precisa para voltar a funcionar. A partir desse plano, o Sebrae consegue direcionar o apoio e reembolsar parte desses custos.
Os reembolsos são elegíveis para os custos com serviços de reparo, manutenção ou reposição de equipamentos e mobiliários danificados pela enchente, e acontecem somente ao final da consultoria. Os valores variam de acordo com a necessidade e a categoria de cada negócio:
- MEIs: reembolso máximo de até R$3 mil.
- MEs: reembolso máximo de até R$10 mil.
- EPPs: reembolso máximo de até R$15 mil.