Iniciada em todo o País ainda em março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza teve, em um primeiro momento, a vacinação dos Grupos Prioritários. Campanha esta que, em especial no RS, foi prejudicada em maio em razão das enchentes.
Em Estrela, mutirões foram realizados nos abrigos municipais nos últimos dias, como forma de compensar a falta de atenção da população a este serviço como também as dificuldades de acesso, sem restrição aos Grupos Prioritários. Ações especiais também foram realizadas em pontos estratégicos. Agora, este serviço está estendido a toda a população nos tradicionais pontos de vacinação. No município já são mais de 2.9 mil imunizados.
Locais e horários
Tradicionalmente, após a enchente, a vacinação da Influenza ocorre semanalmente em
- Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e Boa União: vacinação para todos os públicos, no horário das salas de vacina. No Central das 8h às 16h, e no Boa União das 8h às 15h;
- Imigrantes: pessoas com mais de 4 anos, durante o horário de funcionamento da unidade;
- Unidade Móvel: vacinação no Ônibus da Saúde conforme cronograma nas localidades.
Dia “E”
Se ao longo da Campanha são promovidos os chamados “Dia D” de vacinação, quando mutirões em horários especiais buscam alavancar a vacinação, Estrela programa outras datas extras. O Dia Estrela, ou “Dia E” de vacinação serão plantões a serem realizados nos finais de semana em horários especiais. O primeiro deve ocorrer no próximo sábado, dia 08 de maio, das 8h às 12h, no Posto Central, no Bairro Oriental.
A população pode em geral também buscar a imunização contra a Covid, HPV e outras doenças, assim como realizar as vacinas de rotina, principalmente as infantis.
Documento exigido
Uma mudança administrativa significativa neste ano é que, a pedido do Ministério da Saúde – geral para todos os municípios – será exigida a adoção do registro nominal, um método mais preciso para rastrear a vacinação, exigindo a anotação do CPF e outros dados individuais, semelhante ao sistema implementado durante a campanha contra a Covid-19. Por isso a necessidade de se levar documento de identificação.
Sobre a Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível e com potencial para causar epidemias sazonais e até pandemias. Seus sintomas variam de febre e cefaleia a complicações respiratórias graves, especialmente em pessoas com fatores de risco.
A influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral respiratória contagiosa causada pelos vírus influenza A, B, C e D, que afeta milhões de pessoas anualmente, resultando em sintomas como febre, dores musculares, tosse e fadiga. A vacinação anual é fundamental para prevenir a infecção e suas complicações, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com condições médicas subjacentes.