A Festa Junina é tradicional no Centro de Referência da Assistência Social de Fazenda Vilanova. Neste ano, devido à pandemia, o “Arraiá do Cras” foi adaptado e transformado em um Drive-Thru, em frente ao Ginásio Municipal Águia Azul, próximo à prefeitura, durante toda a terça-feira, dia 22.
Os grupos do Centro de Convivência foram divididos e estabelecidos horários específicos para evitar aglomerações. No chão, sinalização para estimular o distanciamento. O álcool gel foi distribuído, e todos estavam de máscara e vestidos à caráter.
Conforme a coordenadora do Cras, Liliana de Souza, com a autorização do Centro de Operações de Emergências (COE) Covid-19 foi possível proporcionar este momento aos usuários. “A pandemia deixou as pessoas isoladas. Em casa, elas ficam mentalmente doentes. Essa é uma forma de acolhê-las, trazer descontração, alegria e motivá-las”, afirma.
Comemoração atípica
A quadrilha foi feita de forma diferente. Por cerca de 20 minutos, os usuários foram convidados a dançar e cantar, cada um em seu espaço. Segundo o coordenador de Grupos do Cras e profissional de Educação Física, Leandro Azevedo, o Drive-Thru buscou promover saúde, bem-estar e autoestima. “O movimento traz diversos benefícios para o idoso, por isso foi pensado em um momento que tivesse, além da interação, atividade física.”
Comidas
Na festa junina do Centro de Referência não faltaram as comidas típicas: pipoca, bolo de milho e pé de moleque. Marines da Rosa Schorn, de 50 anos, saiu do posto de saúde e passou em frente ao Drive-Thru. Convidada a participar, ela dançou e aproveitou para fazer o lanche. “O bolo de milho é maravilhoso, bom para reviver o São João”, afirma.
“A gente precisa se cuidar”
Odila da Silva, de 65 anos, participa do Grupo de Ginástica e Crochê há três anos. Para ela, a pandemia deixou as pessoas muito estressadas e sedentárias, pois algumas dificilmente saem de casa. “A gente precisa se cuidar, mas não devemos esquecer de praticar atividades físicas. Mesmo sem quentão, foi legal e maravilhoso. Eu adorei”, brinca.
Grupo de Música
As crianças também aproveitaram o São João do Cras. As irmãs Erica dos Santos da Costa, de 14 anos, e Jenniffer dos Santos da Costa, de 12, participam há cerca de três anos do Grupo de Música do Cras. Elas contam que, com o grupo, viajam no final do ano para algum lugar, mas em razão da pandemia não puderam mais fazer isso. O Drive-Thru possibilitou que elas revessem os colegas e se divertissem. “Eu gostei, foi muito legal para interagir com quem eu não via há tempo”, conta Erica.