Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Sala de monitoramento aos eventos climáticos entra em funcionamento

Espaço é composto por sistema de videomonitoramento com ampla abrangência em Bom Retiro do Sul, acompanhamento do nível do rio e sala de reunião

Sala conta com televisores e sistemas de monitoramento da cidade. (Crédito da imagem: Karine Pinheiro)

O município de Bom Retiro do Sul conta com novo espaço para monitorar os eventos climáticos e avançar nos planos de prevenção. Além de profissionais direcionados à Defesa Civil municipal, o investimento conta com sala de monitoramento e resposta, composto por sistema de videomonitoramento que permite medição do Rio Taquari.

O circuito com mais de 30 câmeras instaladas na área urbana já fazia parte do esquema de segurança do município. Diante das cheias que também assolaram Bom Retiro do Sul, o sistema foi adaptado para auxiliar a equipe da Defesa Civil, sobretudo em períodos de enchentes. Desta forma, o videomonitoramento é ampliado ao interior da cidade.

A sala de monitoramento e resposta dispõe de televisores com imagens em tempo real, nível atualizado do Rio Taquari, por meio dos dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e acompanhamento meteorológico. Na avaliação do prefeito Edmilson Busatto, a iniciativa é complementar às informações fornecidas pelo Estado e por outros municípios.

“Ainda é muito importante as informações precisas das medições em Estrela, por exemplo, porque isso define nosso plano de ação e quanto tempo a água leva para chegar até Bom Retiro do Sul. Mas além de monitorar nossa cidade, o trabalho exercido também auxilia os municípios abaixo”, explica Busatto. Ele ressalta a necessidade de métodos semelhantes serem implantados em toda a região.

A expectativa é que a partir das imagens seja possível definir com mais exatidão a mancha alagável e entender o comportamento do rio, e a partir destas avaliações, emitir alertas para saída das residências. Além disso, a equipe da Defesa Civil conta com agente capacitado para pilotar barco caso seja necessário fazer salvamentos.

“Em nível de município, buscamos valorizar a Defesa Civil e investir na melhoria dos equipamentos. É um sistema que será utilizado em tempo integral para monitorar todas as necessidades”, comenta o prefeito. Junto ao funcionamento da sala de monitoramento, ele destaca a expectativa de evoluir junto aos projetos regionais para enfrentamento aos eventos climáticos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: