Jornal Nova Geração

PRODUÇÃO RURAL

Governo federal sinaliza descontos e perdão de dívidas para agricultores

Após publicação de Medida Provisória, representação dos produtores rurais aguarda decreto presidencial para confirmar modelo de socorro às famílias prejudicadas pela inundação

Governo pretende anistiar produtores com perdas em 100% da área de plantio e criação. (Crédito da imagem: Gabriel Santos)

Uma das reivindicações do movimento sindical da agricultura familiar está perto de ser atendida. Os detalhes estão na Medida Provisória (MP 1.247), publicada nessa quarta-feira, que estabelece a política voltada para auxiliar produtores rurais atingidos pelos eventos climáticos extremos de maio.

O texto autoriza o Executivo federal a conceder desconto para liquidação ou renegociação de parcelas de operações de crédito rural contratada para custeio, investimento e industrialização.

A esperança é de um modelo considere o percentual de danos na propriedade em paralelo com o tipo de socorro, entre prorrogação, descontos e até anistia das dívidas do Pronaf, diz o coordenador regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs), Marcos Hinrichsen.

Pelo trâmite, agora é necessário um decreto presidencial. Neste documento é para constar o detalhamento sobre o tipo de auxílio por faixa. Em seguida, a matéria precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.

“Esperamos que o governo e os deputados sejam justos, que considerem o nível de perdas e concedam descontos, prorrogação ou anistia dentro daquilo que o produtor perdeu”, frisa o representante regional.

A especificação prévia destaca que será voltado para empreendimentos rurais financiados que tenham sofrido perdas iguais ou superiores a 30%. “Percebemos que existe interesse do governo federal em atender as demandas. Nas reuniões com representantes dos agricultores e dos ministérios, está claro o entendimento de que há muitas propriedades inviabilizadas”, diz Hinrichsen.

O ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, antecipa que o regramento está em elaboração. A estimativa é que seja publicado no início da próxima semana. “Foram mais de 250 mil propriedades rurais. O governo federal entende que é necessário um modelo de auxílio”.

Em entrevista concedida à Rádio A Hora na manhã da sexta-feira passada, Pimenta afirmou que o auxílio será a partir da análise do grau de prejuízos. Para aqueles produtores com 100% de perda da área de plantio e criação, o governo pretende anistiar as dívidas e financiamentos.

“Estamos correndo contra o tempo”

O período de plantio de grãos ocorre entre agosto e setembro. “Estamos correndo contra o tempo. Há muitas propriedades que ainda nem foram limpas. Faltam acessos, produtores também precisam dos laudos sobre a qualidade do solo”, realça o coordenador dos STRs.

Mesmo para aqueles com menos impactos, existe o passivo da dívida. “Temos milhares de produtores que nem sabem se poderão acessar o plano safra”, diz Hinrichsen.

Detalhes

A MP autoriza o Poder Executivo federal a conceder subvenção econômica sob a forma de desconto para liquidação ou renegociação de parcelas de operações de crédito rural.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: