Jornal Nova Geração

ELEIÇÕES 2024

Estrela e Teutônia lideram em candidaturas para a majoritária na região

Ao todo, microrregião contabiliza 20 chapas entre os seis municípios. Chapas devem ser registradas até 15 de agosto junto à Justiça Eleitoral

Campanha eleitoral nas ruas e na internet inicia em 16 de agosto. (Crédito da imagem: arquivo Grupo A Hora)

Finalizado o prazo das convenções partidárias, etapa do calendário eleitoral encerrada em 5 de agosto, os partidos organizam a regularização das candidaturas perante a Justiça Eleitoral. Na área de abrangência do jornal Nova Geração, foram 20 chapas à majoritária homologadas durante o período de definição das siglas. Alguns municípios, inclusive, tiveram reviravoltas e nomes confirmados de última hora.

Estrela e Teutônia são as cidades com mais candidaturas confirmadas no Vale do Taquari. Cada município apresenta cinco postulantes ao Executivo. Colinas e Fazenda Vilanova possuem três chapas, cada uma, em disputa à prefeitura. Já Bom Retiro do Sul e Imigrante apresentam duas coligações concorrentes. Apesar do cenário diferente em relação ao pleito de 2020, o número de postulantes para as eleições em outubro segue semelhante na microrregião.

Entre as 20 candidaturas, em quatro cidades, pelo menos, seis nomes aparecem novamente entre as opções de voto. É o caso de Teutônia, Estrela, Fazenda Vilanova e Imigrante, inclusive com concorrentes que buscam a reeleição. Os demais municípios contam com novas chapas ao Executivo. A partir de agora, os partidos têm até o dia 15 para registro dos postulantes junto à Justiça Eleitoral.

Atenção necessária

O período de pré-campanha, que se estende até o limite para registro das candidaturas, requer cuidados por parte dos candidatos, sobretudo na internet e em redes sociais. O advogado Fábio Gisch, especialista em direito eleitoral, alerta principalmente sobre ações relacionadas à promoção pessoal e abuso de poder.

“Abuso de poder é quando o candidato tem um cargo público e você uma estrutura a seu favor. Uma obra, uma lei municipal, um benefício que ajudou a criar. Na promoção pessoal, se promover em cima dessas ações ou outras iniciativas”, alerta Gisch.

CALENDÁRIO ELEITORAL

Próximas datas

  • 15 DE AGOSTO
    Data limite para registro das candidaturas
  • 16 DE AGOSTO
    Início da campanha eleitoral nas ruas e na internet
  • 30 DE AGOSTO
    A 3 DE OUTUBRO
    Período de propaganda eleitoral obrigatória na TV e no rádio para o primeiro turno
Cenário nos municípios 
TEUTÔNIA

Teutônia também se destaca como uma das cidades com mais candidatos à prefeitura. São cinco concorrentes, inclusive já conhecidos pela população. Além da busca de Celso Forneck (PDT) pela reeleição, o pleito também conta o nome da atual vice-prefeita, Aline Kohl (PL), que anunciou saída do governo no início do ano. Jonatan Bronstrup (PSDB) e Renato Altmann (PSD) também já estiveram na corrida ao Executivo em anos anteriores. Carlos Renato Dreyer (PT) é estreante.

ESTRELA

Com dois candidatos a menos em relação ao pleito municipal anterior, Estrela tem cinco candidaturas confirmadas. Ainda assim, segue como um dos municípios com mais postulantes ao Executivo. Além de Elmar Schneider (MDB) na busca pela reeleição, Carine Schwingel (União Brasil), Jair Wermann (Novo), João Braun (PP) e Renato Horn (PSB) estreiam nas urnas em busca da prefeitura.

BOM RETIRO DO SUL

Reviravolta em Bom Retiro do Sul. Após anuncio da desistência de Rodrigo Rodrigues como pré-candidato do União Brasil, surgiu a possibilidade de candidatura única na cidade. Em convenção, no entanto, foi decidido que Rodrigues será vice de Mauro Hauschild (União Brasil). A dupla, que representará a continuidade do atual prefeito, Edmilson Busatto, enfrentará o ex-prefeito Celso Pazuch, do PSB, que terá apoio do PL e do Republicanos.

COLINAS

Também com definições no fim das convenções partidárias, Colinas contará com três candidaturas. Franco Lagemann (PSBD), junto de Heitor Schmidt (PP) representam o atual governo de Sandro Herrmann. Na oposição, Marcelo Schroer (MDB) e Marco Rohr (PL) buscam o cargo de chefe do Executivo Municipal.

FAZENDA VILANOVA

O cenário em Fazenda Vilanova deve ser semelhante ao registrado em 2020: três candidatos, um em busca da reeleição. O PT e o Republicanos avançam com chapa pura, enquanto o PDT conta com apoio do PSDB. Ao fim do prazo das convenções, o PP anunciou que não deve lançar candidatos ao Executivo e o partido deve se manter neutro.

IMIGRANTE

O embate histórico entre PP e MDB ocorrerá novamente em Imigrante. Germano Stevens (MDB), atual prefeito, e Celso Kaplan (PP), ex-prefeito do município, devem novamente se enfrentar nas urnas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: