O Jornal NG publica nesta semana mais um Cafezinho com o NG. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades. Nesta edição, o gerente da Agência Centro do Sidredi de Estrela, Édison Nilson Griesbach, conta sobre sua trajetória de cinco anos à frente da agência local. Natural de Brochier, Édison tem 40 anos, é marido da Ana Lúcia Horst Griesbach e pai do Arthur. É formado em Ciências Contábeis, Gestão Estratégica de Cooperativas, Gestão Estratégica de Pessoas e Negócios (FGV) e Sistema de Crédito Cooperativo na Alemanha (ADG).
ENTREVISTA:
Jornal NG – O que motivou a investir em Estrela?
Édison Nilson Griesbach – Um dos fatores é o trabalho, a cultura, a pujança da cidade, o empreendedorismo. O segundo, e decisivo, é que acredito na minha empresa. Vejo um potencial enorme, que é frutífero, tanto para o cooperado, quanto para o Sicredi. A relação social com a comunidade, que o cooperativismo estabelece, faz com que o dinheiro esteja sempre girando, servindo às pessoas. Dessa forma, não há fronteiras. Apenas oportunidades.
Jornal NG – Qual foi o maior desafio ao empreender em Estrela?
Édison Nilson Griesbach – Na cidade de Estrela, as pessoas têm a característica de demorar a confiar, pois querem ter segurança de que estão em boas mãos. Mas quando confiam, quando se sentem seguras, são extremamente abertas. A pandemia foi o único desafio, pois mudou nossa maneira de trabalhar, de olhar o mundo e a nós mesmos. Fora isso, a caminhada sempre foi muito instigante.
Jornal NG – O que, em sua empresa, mais se identifica com você?
Édison Nilson Griesbach – O Sicredi tem a cultura de se adaptar. Me identifico com a cultura do Sicredi e de Estrela, o que me fez sentir acolhido. Uma cooperativa não é somente feita de pessoas. Ela é feita pelas pessoas. São elas que conduzem os negócios, os rumos da cooperativa.
Jornal NG – Quais os planos para o futuro?
Édison Nilson Griesbach – Trazer a comunidade cada vez mais para o Sicredi. Hoje, ultrapassamos a marca de mais de 9 mil estrelenses associados. Isso significa 40% da população economicamente ativa. Seja pelo canal pessoal ou pelo digital, desejo que as pessoas encontrem a segurança e a confiança que eu encontro no Sicredi. Daqui 10 anos, eu desejo estar no Sicredi, e, de preferência, em Estrela.
Jornal NG – Que conselho daria para quem deseja investir em um negócio?
Édison Nilson Griesbach – Necessariamente, buscar orientação. Não somente crédito. Falamos muito em consultoria e buscamos entender o que realmente fará sentido no empreendimento do nosso associado. Para que tenhamos sucesso, ele precisa ir bem!