Em celebração ao agosto dourado, os hospitais da Rede de Saúde Divina Providência organiza campanhaa de conscientização sobre a importância da amamentação. O Hospital Estrela promove com sua equipe multidisciplinar da maternidade e da UTI Neonatal, momentos especiais e de muita informação para as mamães internadas.
O Hospital Divina, em Porto Alegre, receberá a 14ª Exposição Fotográfica em prol do Aleitamento Materno, de 12 a 18 de agosto, no saguão de entrada da instituição, em Porto Alegre. É a terceira vez que o Divina recebe a mostra fotográfica que se renova a cada ano, com a mentoria da enfermeira e consultora materna Janaína Lima.
Já no São José, em Arroio do Meio, terá o II Simpósio de Amamentação do HSJ, que contará com temas variados e aberto à comunidade gratuitamente, no dia 30 de agosto. O evento será no salão de eventos do Colégio Bom Jesus. Os especialistas tratarão de assuntos como a importância nutricional nos primeiros mil dias, sono, “língua presa”, medicamentos durante a amamentação e cuidados básicos com o bebê e com a amamentação, entre outros.
Posto de Coleta de Leite Humano
Os hospitais Divina e Estrela contam com Postos de Coleta de Leite Humano, permitindo que as mamães possam esgotar seu leite, para ofertar aos seus filhos internados nas UTIs Neonatal. O volume de leite materno excedente pode ser doado e beneficiar outros bebês que, por algum motivo, não possam ou não consigam receber o leite da sua própria mãe.
O excedente é enviado para o Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, de Porto Alegre, por meio de convênio firmado com o Divina e com o Estrela. Lá, ele é analisado, pasteurizado, submetido a um rigoroso controle de qualidade e distribuído, de acordo com as necessidades específicas de cada recém-nascido.
Entre os meses de janeiro e julho deste ano, foram coletados 163 litros de leite materno no Posto de Coleta de Leite Humano do Divina. Destes, 23,5 litros foram doados ao Banco de Leite Humano do Hospital Presidente Vargas (HPV), para posterior oferta aos bebês da UTI Neo do HPV.
Já no Estrela, conforme a nutricionista Alice Beuren, foram 84 litros de leite materno coletados para os bebês da UTI Neo. Cada litro de leite materno pode beneficiar até dez recém-nascidos por dia, pois as necessidades nutricionais variam, conforme o tempo de vida e peso da criança. No total, entre os postos dos dois hospitais, foram coletados 247 litros de leite materno, pode até parecer pouco, mas cada litro de leite pode beneficiar até dez bebês.