Jornal Nova Geração

DESTRUÍDA PELA ENCHENTE

Finalizado projeto para reconstrução da praça central de Estrela

Praça Luiz Inácio Müssnich, localizada em área entre o Parque Princesa do Vale e Hospital Estrela, foi devastada pelas últimas enchentes e agora será reconstruída

Projeto para local prevê diversas melhorias, não somente estruturais visando o lazer.(Crédito das fotos: Rodrigo Angeli/Estrela e Ismael Salvatori/Estrela).

Mesmo próxima a uma grande área de lazer, no caso o Parque Princesa do Vale, a Praça Luiz Inácio Müssnich sempre foi um ponto especial para momentos de brincadeiras, descanso e integração familiar e amigos. Localizada na Rua Bruno Schwertner, esquina com Rua Geraldo Pereira, no Centro de Estrela, é local que tem valor sentimental para os usuários que atravessaram gerações fazendo uso do espaço, também importante referência visual e na promoção do bem-estar social. Pois a praça foi um dos tantos locais públicos de recreação que foram devastados pelas recentes enchentes. Agora, um projeto para a reconstrução do espaço está pronto, deve ser aprovado e encaminhado para licitação nos próximos dias.

Atingida pela subida das águas em setembro de 2023, a praça foi ainda mais castigada pela enchente de maio deste ano e o espaço precisou ser limpo em sua totalidade. Agora, um projeto contemplará não apenas a reconstrução, mas também estratégias e normas técnicas que minimizem impactos de possíveis futuras cheias. Entre estes, sistema de drenagem com jardins de chuvas que são soluções baseadas na natureza, pisos drenantes e plantio de mais árvores que as presentes antes da destruição.

O projeto da praça deverá incluir áreas de lazer, como playground, bancos, jardins, iluminação pública e espaços para convivência e eventos, além de paisagismo. Entre os propósitos paralelos, tornar a área mais atrativa para investimentos e desenvolvimento urbano; melhorar a estética do bairro; a sustentabilidade e meio ambiente, além de promoção a cultura local, dando nova opção de palco para apresentações culturais e exposições de arte. Vale destacar ainda o projeto de vagas de estacionamento oblíquo que contemplará o espaço.

Galeria
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: