Jornal Nova Geração

ELEIÇÕES 2024

Pesquisa aponta empate técnico entre Altmann e Brönstrup

Vantagem de 1,4% do primeiro para o segundo está dentro da margem de erro. Candidato a reeleição, Celso Forneck (PDT) está em terceiro, com 13,3% das intenções de voto

Ex-prefeito durante dois mandatos, Renato Altmann (PSD) tem 27% da preferência dos eleitores. Em seguida, Jonatan Brönstrup (PSDB), está com 25,6%. A distância de 1,4 ponto porcentual está dentro da margem de erro da pesquisa, o que indica um empate técnico entre os candidatos.

Os dados se referem a pergunta estimulada (onde é apresentado ao eleitor a lista de nomes dos concorrentes). Na terceira posição, o candidato à reeleição, Celso Forneck (PDT), soma 13,3% das intenções. Depois está Aline Kohl (PL), com 11,3%. Carlos Renato Dreyer (PT), aparece com 3,7%.

Uma parcela significativa dos eleitores ainda estão indecisos. Os que disseram que ainda não escolheram ou não sabem em quem votar alcançam 15%. Outros 4,2% declararam voto em branco ou em nulo. A maior parte dos entrevistados foram mulheres (52,1%). Sobre a faixa etária, 26% têm entre 45 a 59 anos.

O levantamento foi feito pelo Instituto Methodus, contratado pelo Grupo A Hora. A margem de erro é de 4,9 pontos, para mais ou para menos. Ao todo, foram ouvidas 400 pessoas, entre os dias 23 a 27 de agosto. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (número: RS-05646/2024).

Esta é a terceira pesquisa publicada das 12 previstas. O conteúdo é exclusivo do A Hora e faz parte do projeto Pensar Eleições. A primeira reportagem com os dados foi de Lajeado, na edição do dia 15 de agosto. Em seguida, sete dias depois, foi a vez de Arroio do Meio. Ainda estão previstas publicações sobre intenção do eleitorado de Estrela, Taquari e Encantado.

Disputa em aberto

Quando se avalia os dados da espontânea (pergunta aos eleitores sem apresentar o nome dos candidatos), a vantagem de Renato Altmann para Jonatan Brönstrup aumenta para 6,4%.

O primeiro lugar de Altmann soma 23,6%. Em seguida, Brönstrup tem 17,4%. Na terceira posição, Forneck (8,6%), depois Aline Kohl (5,2%), seguida por Carlos Renato Dreyer (1,5%).

Na menção espontânea, também aparece o nome de Evandro Biondo (MDB), que confirmou o nome como vice-prefeito na chapa de Renato Altmann, com 0,7% das intenções.

Conforme análise do diretor-presidente do Instituto Methodus, José Carlos Sauer, o fato de na menção espontânea 39,1% dos eleitores de Teutônia não saberem em quem votar revela um alto grau de indecisão.
“Há muito da campanha ainda pela frente. No momento, uma vantagem pequena para Altmann. Eu diria que a eleição está aberta. Há muitos votos ainda para serem conquistados”.

Sem apresentação dos nomes, o percentual de brancos e nulos segue próximo ao patamar da estimulada, com 3,9%.

Rejeição

Quando a pergunta é quem não votaria, os índices de rejeição mostram outro empate técnico, desta vez, entre quatro candidatos. Quem sofre mais aversão do eleitor é Aline Kohl (PL), com 23,8%. Depois disso, o candidato do Partido dos Trabalhadores, Carlos Renato Dreyer (23,1%).

O atual prefeito, Celso Forneck (PDT) e Jonatan Brönstrup (PSDB) tem o mesmo percentual, com 22,9%. Renato Altmann (PSD) enfrenta menor resistência, com rejeição de 13%. Além disso, 25,3% dos eleitores declaram não rejeitar nenhum nome, e 5,9% não indicaram contrariedade algum candidato.

“A rejeição dos candidatos é um fator que pode ser decisivo nesta eleição. Altmann se destaca por liderar e também por apresentar a menor taxa de rejeição. Essa combinação coloca ele em uma posição favorável, pois indica que tem menos obstáculos na comparação com os demais”, analisa Sauer.

Sobre a pesquisa

  • Período: de 23 a 27 de agosto
  • Amostra: 400 entrevistas
  • Margem de erro: 4,9% para mais ou para menos.
  • Nível de confiança de 95%.
  • Público-alvo: eleitores de Teutônia
  • Contratante: Jornal A Hora Ltda
  • Nome da empresa que fez a pesquisa: Instituto Methodus Análise de Mercado Sociedade Simples Ltda
  • Número do registro: RS-05646/2024
  • Data para divulgação: 28 de agosto

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: