A tradicional Caminhada Solidária, promovida pelo Grupo de Voluntárias do Hospital Estrela, conta com novas atrações neste ano. Alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular podem participar da Corrida Escolar. O evento ocorre em 29 de setembro, com recepção às 8h e largada às 9h.
As inscrições estão abertas, em modelos diferentes, e é livre para todos os interessados na Caminhada e exclusiva para estudantes. Essa é a terceira edição da Caminhada Solidária, que no ano passado ocorreu no mês de agosto e envolveu mais de 200 pessoas. Na ocasião, foram arrecadados mais de 500 novelos de lã, solicitados aos participantes na inscrição.
Neste ano, ocorrerá em uma distância de 5 quilômetros. A inscrição, mais uma vez, ocorre mediante a doação de ao menos um novelo de lã, cujo material é utilizado pelas voluntárias na confecção de peças que, depois de vendidas, os valores revertem em benefícios ao Hospital nas mais diversas maneiras, desde a doação de peças de roupa, cama, mesa e banho, a móveis e utensílios.
Segundo balanço das Voluntárias, em 2023 foram mais de R$ 75 mil repassados ao Hospital nas mais diversas ações. Até então, em 2024 são cerca de R$ 45 mil.
Inédita corrida
Já a Corrida Escolar é inédita e vem dar mais uma alternativa aos jovens participarem de uma modalidade que cresce em popularidade. A mesma ocorrerá em cinco categorias: pré-mirim, mirim, infantil, juvenil e juvenil “mais”, com distâncias distintas, mas entre 2km e 4km.
Haverá premiação do 1º ao 5º lugar de cada categoria, do feminino ao masculino. As inscrições são gratuitas, mas ficou acertado que as escolas, cada qual da sua maneira, realizarão ações para também arrecadar novelos de lã para também colaborarem com a ação maior. As inscrições devem ser feitas diretamente nas escolas com professores responsáveis.
Dedicação ao fazer o bem
Para Gelsi Maria Tomaz, atual coordenadora do grupo das Voluntárias, o evento é de extrema importância para a continuação das ações por parte das integrantes. E a realização da Corrida Escolar vem a somar.
“Ficamos muito felizes em ter mais uma edição da nossa Caminhada, momento também de integração. E este ano poder contar com o reforço da corrida. Isso vai tornar o evento ainda mais familiar, e quem sabe ser um atrativo para famílias inteiras participarem, seja na Corrida, seja na Caminhada”, comenta Gelsi.