Jornal Nova Geração

BACIA TAQUARI-ANTAS

Cerca de 90% dos equipamentos de monitoramento foram reativados

Segundo a chefe do Departamento de Hidrologia, Andrea Germano, por meio dos aparelhos é possível ter precisão do nível do rio em curto período

Crédito da imagem: Grupo A Hora

Cerca de 90% dos equipamentos de monitoramento da Bacia Taquari-Antas foram reativados, informa a chefe do Departamento de Hidrologia (DEHID), Andrea Germano. Acrescenta que por meio dos aparelhos é possível ter precisão do nível do rio em curto período.

Em relação aos questionamentos da população acerca da necessidade das máquinas estarem tão próximas à água, Germano explica que a instalação segue especificações internacionais e a danificação do apetrecho em razão da correnteza é normal. “A partir do momento em que o equipamento se desprende, iniciamos o processo de monitorização manual e imediatamente após a inundação, começamos o processo de reestruturação.”

Além de monitoramento, o departamento também é responsável pelo mapeamento de áreas sucessíveis a deslizamentos e inundações. “São realizados relatórios periodicamente, onde estamos sempre analisando as melhores possibilidades de continuidade de habitações na área.”

Acompanhe a entrevista na íntegra 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: