Iniciativa promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Taquari/Tabaí, a segunda rodada da Reunião Jantar Eleições 2024 ocorreu na noite dessa quarta-feira, 11, com questionamentos direcionados ao candidato a prefeito de Taquari, Luizinho Santos (PSDB). O postulante a vice-prefeito pela coligação, Ramon de Jesus (PT), também esteve presente no evento. Durante o primeiro encontro, na semana anterior, André Brito (PDT) e Rose Santos se apresentaram à classe empresarial.
Na oportunidade, os candidatos explanaram as propostas do plano de governo e responderam perguntas elaboradas pelos associados da entidade empresarial e comercial. Entre os temas abordados, os postulantes falaram sobre desenvolvimento do setor turístico, planos para prevenção às cheias, escola em turno integral, bem como saúde, economia e segurança.
Entre os projetos apresentados por Luizinho, o candidato petista destaca a busca por melhorias e duplicação na rodovia Aleixo Rocha (ERS-436) junto ao governo estadual. Além disso, o postulante destacou incentivos a empresas locais, bem como busca por novos empreendimentos e qualificação da mão de obra. Sobre a proposta, falou sobre avanços no condomínio industrial.
O candidato também foi questionado sobre como pretende lidar com o Seminário Seráfico, que abrigou a empresa Zanc. Na oportunidade, Luizinho destacou que o espaço não teve a atuação prometida. “A situação precisa de uma análise jurídica. Mas seria uma oportunidade de abrigar incubadoras tecnológicas e fortalecer o pequeno empreendedor”, ressaltou.
Sobre os planos de contingência e minimização dos impactos das cheias, o postulante ressaltou a necessidade de elaborar iniciativas de alerta à população. Entre os planos de contenção, Luizinho destacou a possibilidade de construção de um dique no bairro Passo da Aldeia e capacitação junto às forças de segurança.
Momento de democracia
Para a presidente da CDL Taquari/Tabaí, Gabriela Pereira Soares, o evento é importante para que a classe empresarial conheça as propostas de cada candidato, bem como que a democracia seja fortalecida. “Nosso empreendedor precisa ser ouvido, pois gera emprego e renda no município”, destacou.
As perguntas foram elaboradas por diversas entidades com atuação no município de Taquari. Cada candidato teve até três minutos para responder aos questionamentos, bem como dez minutos para apresentação do plano de governo.