Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Número de candidatos a vereador diminui 23,2% na microrregião

Na contagem dos seis municípios, 370 pessoas foram indicadas por partidos e federações para disputas ao Legislativo. Em 2020, foram mais de 480 postulantes. Somente Colinas e Imigrante registram aumento de candidatos

Crédito da imagem: divulgação

Menos candidatos buscam as vagas no Legislativo na microrregião. Em relação ao pleito de 2020, a concorrência pelas cadeiras nas câmaras de vereadores, nas seis cidades, caiu cerca de 23,2%. As eleições municipais de 2024, marcadas para 6 de outubro, contam com aproximadamente 100 candidatos a menos.

De acordo com os dados do DivulgaCand, são 370 postulantes em busca de 60 vagas na microrregião, ante aos 842 postulantes em 2020. Essa diminuição é observada em toda a região e também no país, com registro de redução de quase 20% no total de candidaturas para as câmaras municipais, resultado de mudanças na legislação eleitoral, segundo especialistas.

Entre as seis cidades, apenas Colinas e Imigrante registraram aumento no número de candidatos. Foram acrescidos um e dois postulantes, respectivamente. Já Estrela terá o maior número de concorrentes, com 123 nomes em disputa às 13 cadeiras. No entanto, a média é menor em relação ao pleito anterior, quando 165 pessoas concorreram ao Legislativo.

Ao considerar o número de eleitores e candidatos, a microrregião tem um postulante para cada 187 votantes. Ao todo, são 69.182 eleitores. As menores diferenças aparecem em Colinas e Imigrante, onde há um concorrente para cada 76 eleitores. Já Teutônia apresenta a maior disparidade, com 247 eleitores para cada candidato.

A principal razão apontada para a diminuição de candidaturas é a nova regra eleitoral que limita o número de candidatos por partido ao total de cadeiras em disputa mais um. Essa mudança impactou de forma direta as cidades menores com a necessidade de uma reorganização partidária, inclusive no Vale do Taquari.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: