Jornal Nova Geração

ELEIÇÕES EM ESTRELA

Carine se isola na liderança. Braun e Schneider empatam

Candidata do União Brasil cresceu quase 10 pontos na estimulada e abriu vantagem confortável sobre adversários na reta final. Wermann e Bonitinho mantêm posições com desempenho estável

A segunda pesquisa de intenção de voto em Estrela mostra um cenário distinto do primeiro levantamento. Se, há um mês, havia um equilíbrio desenhado entre os três primeiros colocados, desta vez Carine Schwingel (União Brasil) se descola dos demais adversários e abre vantagem relevante a dois dias das eleições municipais.

O levantamento foi feito pelo Instituto Methodus, contratado pelo Grupo A Hora. A margem de erro dos resultados é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, foram entrevistadas 400 pessoas, entre os dias 1º e 3 de outubro de 2024. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: RS-09492/2024.

Carine subiu 9,2 pontos na pesquisa estimulada e agora tem 35,7% dos votos, a única a crescer fora da margem de erro. A distância para o segundo colocado, João Braun (PP), é de pouco mais de 16 pontos. Ele oscilou 1,2 ponto e agora tem 19,5%, em empate técnico com Elmar Schneider (MDB), que tem 18,6%. Porém, aparece numericamente a frente do atual prefeito, diferente da primeira pesquisa.

Schneider recuou 2,4 pontos em relação ao levantamento de setembro. Mais atrás, Jair Wermann (Novo) perdeu 1,6 ponto e aparece com 4,4% dos votos. Está tecnicamente empatado com Renato Horn “Bonitinho” (PSB), que subiu de 2,5% para 4%. Neste cenário, os brancos e nulos representam 5,4%, enquanto 12,6% permanecem indecisos.

Esta é a penúltima das 12 pesquisas que serão divulgadas com exclusividade pelo A Hora nesta campanha eleitoral, dentro do projeto Pensar Eleições 2024. O primeiro levantamento de Estrela havia sido publicado em setembro. Ainda será apresentada uma terceira rodada de intenções de voto em Lajeado.

Índice ainda elevado

A pesquisa espontânea também indica uma vantagem considerável de Carine na liderança. Ela subiu mais de 12 pontos e agora soma 28,4%, acima de Elmar Schneider, que subiu 0,9 ponto e aparece com 17,7%. João Braun cresceu 4,2 pontos e tem 15,2%, e está tecnicamente empatado com o emedebista.

Também empatados dentro da margem de erro, Wermann e Bonitinho registraram alta neste cenário, com o candidato do Novo indo de 2,5% para 3,7% e o postulante do PSB subindo dois pontos, chegando a 2,8%. Ainda, 3,7% declaram voto branco ou nulo. O índice de indecisos caiu, mas segue considerável, com 28,4% ainda não mencionando um candidato.

Para o diretor-presidente do Instituto Methodus, José Sauer, o número de indecisos é “muito alto” para esta altura da campanha. Mesmo assim, quando os dados saem da espontânea para a estimulada, vê que os candidatos mantêm uma proporção semelhante de intenção de voto. “A diferença é que a Carine desponta nos dois cenários. Com esse percentual de indecisos na estimulada, é improvável uma reviravolta”, salienta.

Análise dos desempenhos

Conforme Sauer, o crescimento de Carine também se explica pelo fato de Schneider e Braun se manterem estáveis em relação ao levantamento de 11 de setembro. As oscilações de ambos estão dentro da margem de erro. Para ele, isso sugere que a ex-primeira-dama pode ter avançado sobre votos que antes iriam para os principais oponentes.

“O Elmar [Schneider] e o João [Braun] estão absolutamente no mesmo lugar. E de onde vem os nove pontos a mais da Carine? Dos eleitores indecisos, possivelmente do Jair [Wermann] e até pode ter conseguido 1% dos demais. Ao não conseguirem avançar, dão a oportunidade para a Carine [Schwingel] abrir e estabelecer uma vantagem muito segura.”

Votos válidos

Assim como nas novas pesquisas de Arroio do Meio, Teutônia e Encantado, o Instituto Methodus fez o cálculo dos votos válidos para Estrela. Ou seja, aquele em que são excluídos os brancos, nulos e indecisos. O percentual deve somar 100%.

Carine lidera com 43,5% das intenções de voto, seguida por Braun, com 23,6%, e Schneider, que tem 22,7%. Wermann tem 5,4% dos votos e Bonitinho aparece com 4,8%. “Os três que estão na frente somam quase 90% dos votos no município”, aponta Sauer.

FICHA TÉCNICA PARA DIVULGAÇÃO:

  • Período de realização da pesquisa: de 1º a 3 de outubro de 2024
  • Tamanho da amostra: 400 entrevistas
  • Margem de erro: 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos
  • Nível de confiança: o intervalo de confiança é de 95%
  • Contratante: Jornal A Hora Ltda
  • Empresa contratada: Instituto Methodus Análise de Mercado Sociedade Simples Ltda.
  • Número do registro: RS-09492/2024
  • Data de publicação da pesquisa: 4 de outubro de 2024

Confira pesquisa completa na edição impressa desta sexta-feira, 3.

Patrocínio: Imojel Construtora e Incorporadora, MAK Serviços, Construtora Giovanella, Arki Serviços e Lyall Construtora e Incorporadora

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: