Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Aline Ribeiro

Desde 2006, Aline Ribeiro, 39, contribui de forma voluntária em pleitos eleitorais, como mesária em Bom Retiro do Sul. Para ela, a função representa a garantia para que os eleitores exerçam o direito ao voto de maneira segura e dentro da normalidade

Aline participou como mesária pela primeira vez em 2006. (Crédito da imagem: acervo pessoal)

Como foi a primeira participação como mesária?
Aline Ribeiro – Minha primeira participação em eleições ocorreu em 2006. Foi um ano de eleições gerais e eu trabalhei como secretária. Foi bem emocionante porque eu tinha uma expectativa muito grande em saber como acontecia todo processo de votação e também como ocorriam as apurações. Tivemos um treinamento para conhecer as todas etapas e foi muito interessante descobrir como funciona o processo eleitoral. Mas foi somente em eleições municipais que presenciei disputas mais acaloradas. Neste caso, temos mais interações com a comunidade e conhecemos mais de perto os candidatos do município.

Qual a importância deste trabalho?
Aline – Esse trabalho é importante porque é bem democrático. Auxiliamos e orientamos as pessoas que vão exercer o direito ao voto, para que façam da maneira correta. Claro que nunca interferindo nos votos e nas escolhas do eleitor, mas organizamos para que tudo ocorra dentro da normalidade e buscamos facilitar para quem tem mais dificuldades. O mais importante é cuidar e garantir que a votação ocorra de maneira correta, sem violação dos direitos e deveres, dentro do que a legislação prevê.

Quais são as funções de um mesário?
Aline – As funções são basicamente organizar o espaço para votação, deixar o espaço pronto para os eleitores exercerem o direito de votar sem dificuldades. Estamos ali para auxiliar conforme for necessário. É preciso atender bem, ter empatia e tranquilidade, porque encontramos todos os tipos de pessoas.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: