Jornal Nova Geração

COLÉGIO TEUTÔNIA

Mais de 70 trabalhos de pesquisa participam da Mostra Científica

A 10ª edição segue até o dia 21 de outubro e é aberta para comunidade prestigiar

Apresentação dos trabalhos de pesquisa ocorre no Auditório Central e prédio do Berçário do CT. (Crédito das imagens: Assessoria de Imprensa).

Tradicionalmente no mês de outubro o Colégio Teutônia realiza sua Mostra Científica, que neste ano está na 10ª edição. No período de 07 a 21, os estudantes do Berçário ao Ensino Médio participam da programação. São mais de 70 trabalhos, cujo tema central destaca “A cidade e o campo: saberes e terrenos para conhecer e viver”.

O professor e coordenador da Mostra Científica, Rodrigo Müller Marques, valoriza a temática desta edição. “É um tema que nos move e comove, pois em nosso DNA, o campo tem muita força. Sabemos, também, que o mundo é ‘urbano’ e muitos dos compositores desta sinfonia chamada Colégio Teutônia habitam este espaço. Podemos dizer que ambos terrenos são locais de trocas pulsantes, movimento e vida. A Mostra Científica coloca-se, ano após anos, como um espaço de troca, diálogo e construção conjunta de saberes”, ressalta.

O trabalho de pesquisa científica iniciou ainda no mês de abril, cujos resultados são apresentados à comunidade escolar em outubro. As abordagens são bastante diversas, como técnicas agrícolas, tecnologia no campo, inclusão, dialetos, qualidade de vida, entre outros.

“Para além da temática, fazer ciência com consciência e sensibilidade, usando um olhar aguçado e crítico na construção de terrenos científicos, foi nossa utopia desde o início. Muitas pessoas se envolveram nesta tarefa de conhecer e reconhecer os saberes do campo e da cidade, problematizando, criando objetivos, métodos e hipóteses, que após serem testadas, conduzem a resultados significativos, capazes de fazer avançar compreensões e ações futuras dos mais diferentes agentes. A beleza da Mostra e do fazer científico está no ritual e no companheirismo”, conclui Marques.

O diretor do CT, Mauro Alberto Nüske, destaca as descobertas que a Mostra Científica oportuniza e sua temática voltada à realidade do campo e da cidade nas diversas abordagens. “A pesquisa propõe a reflexão sobre a realidade desses diferentes contextos da nossa região. Na cidade a vida segue um ritmo acelerado, no campo o tempo é regulado, muitas vezes, pelos ciclos da natureza, da fauna e da flora. O campo e a cidade são a materialização de um modo de vida, da terra para a mesa, cada etapa tem o seu valor”, finaliza, agradecendo aos professores pelo trabalho e parabenizando os estudantes que fazem da Mostra Científica “mais uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos”.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: