As obras da nova ponte entre os bairros Boa União e São José estão na fase final. Após adequações no projeto e estudos hidrológicos sobre o Arroio Boa Vista, em decorrência das cheias, a entrega da estrutura está prevista para o dia 15 de dezembro. Com a liberação do fluxo entre as duas localidades, ciclistas e pedestres também poderão utilizar a travessia.
As intervenções iniciaram em abril de 2023, com a retirada da antiga estrutura e bloqueio no acesso à ponte. Desde então, o projeto passou adaptações em função dos eventos climáticos, para que a travessia não seja afetada em possíveis cenário de cheias. De início, a ponte foi projetada com base em enchentes anteriores a setembro do ano passado.
Neste momento, ocorre a concretagem da base que deve suportar as vigas, explica o engenheiro responsável pela obra, Rodrigo Skrsypcsak. “Para avançar com a obra, foram consideradas as cheias de setembro e maio e elas influenciaram no projeto final. Assim foi possível projetar uma estrutura para suportar a força da água, como foi em maio”, destaca. Após finalização da base, a previsão é que as vigas sejam instaladas no início de novembro, para posterior encaixe da ponte.
Adequação do projeto
Além de avaliar a estrutura da ponte sobre o Arroio Boa Vista, também foi necessário adaptar o projeto aos cálculos na última inundação e fazer a análise do solo nas proximidades, visto que a obra ficou completamente submersa.
Os projetos iniciais foram elaborados com base nas cotas dos últimos 100 anos. Após a cheia de setembro, foi ajustado para 31 metros de altura. No entanto, foi novamente adequado para uma cota de 23 metros, porém com uma estrutura mais robusta para suportar a força da água. A alteração foi feita para garantir a vazão do Arroio Boa Vista.
Sobre a ponte
A travessia terá passagem para pedestres e ciclistas, uma vez que será o ponto inicial da ciclovia intermunicipal, que vai até Imigrante. São duas faixas com largura de 3,5 metros, com uma barreira rígida para proteção dos automóveis, pista específica para ciclistas com largura de 3 metros e calçada de passeio com 1,2 metro.
A ordem de início das obras foi assinada no mês de julho de 2023 e a inauguração da nova estrutura estava prevista para março de 2024. A ponte antiga, feita em ferro e madeira, tinha cerca de 70 anos. Com apenas uma pista, tinha capacidade limitada para a passagem de veículos, especialmente os de maior porte. O investimento total é superior aos R$ 7 milhões.