Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Bicentenário da imigração alemã é comemorado com festival inédito

Por meio de atrações musicais, shows e comidas típicas, o evento contará com exposições culturais, apresentações dos Grupos Folclóricos de Estrela e um seminário que abordará a história e a contribuição dos imigrantes alemães na região

Inaugurado em 8 de novembro de 2002, o parque se estende por uma área de 20 mil metros quadrados. (Crédito da imagem: Andreia Rabaiolli)

O Vale dá continuidade às celebrações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil com a Neue Heimatfest, um evento inédito que promete movimentar a região. Promovido pelo Grupo A Hora, Richter Gruppe e Prefeitura de Lajeado, o festival homenageia a história dos imigrantes, ressaltando sua contribuição nas tradições locais.

Agendado para os dias 18, 19 e 20 de outubro, o evento ocorre no Parque Histórico de Lajeado, também conhecido como Deutsche Kolonie Park. Entre as atrações, estão previstas apresentações de todas as categorias dos Grupos Folclóricos de Estrela. José Paulo Richter, CEO da Richter Gruppe, enfatiza a importância do evento, “É a oportunidade de eternizar e ressaltar o quanto a imigração alemã foi significativa. Preservamos a música, a cultura, o folclore e as danças, que se mantêm vivas entre os descendentes desde a chegada dos primeiros imigrantes. Transmitimos o que aprendemos com as gerações passadas.”

Richter destaca ainda o lançamento de 50 livros sobre famílias, além de três novas obras relacionadas ao tema. “O ponto alto para mim será a segunda edição do livro ‘Nossas Origens’, um dicionário com mais de 6 mil palavras em alemão e português, além de um livro de colunas que resgata publicações de 20 anos.” O projeto, chamado Deutsche Sprache, começou em 1992 com um convite do então diretor de uma publicação local. A coluna, publicada semanalmente até 2002, gerou mais de 900 artigos que documentaram eventos e tradições, contribuindo para a preservação de aspectos essenciais da cultura alemã na região.

Richter destaca ainda o lançamento de 50 livros sobre famílias, além de três novas obras relacionadas ao tema. “O ponto alto para mim será o lançamento da segunda edição do livro “Nossas Origens”, um dicionário com mais de 6 mil palavras em alemão e português, além do livro de colunas que resgata publicações de 20 anos no jornal Informativo do Vale.” O projeto, intitulado Deutsche Sprache, teve início em 1992, a partir de um convite do então diretor do jornal. A coluna, publicada semanalmente até 2002, resultou em mais de 900 artigos que documentaram eventos e tradições, preservando aspectos fundamentais da cultura alemã na região.

Waldemar Richter, professor, historiador e autor das obras que resgatam o legado das famílias, expressa sua satisfação com o trabalho realizado. “Apresentaremos essa trajetória em diversos cenários, explorando histórias de cada família desde sua chegada ao Brasil, sua participação na vida social e política, e a formação das comunidades e escolas ao longo dos anos” afirmou o historiador.

O evento é gratuito e ocorre de hoje a domingo, das 9h às 18h. O lançamento das obras sobre famílias ocorrerá no dia 18 de outubro, às 19h30, no palco principal, com a participação de descendentes de famílias germânicas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: