Jornal Nova Geração

AVANÇOS POSITIVOS

Aos 29 anos, Fazenda Vilanova celebra desenvolvimento econômico

Cidade registra maior crescimento populacional em 10 anos. Maior desafio está na geração de empregos e diminuição do índice de pobreza

Município, emancipado em 1995, celebra o desenvolvimento e busca atração de novas empresas. (Crédito da imagem: arquivo/Jornal Nova Geração)

Diante do crescimento populacional e desenvolvimento econômico, Fazenda Vilanova celebrou 29 anos de emancipação em 22 de outubro. Dia que, em 1995, foi organizado o plebiscito onde os moradores apoiaram a autonomia da cidade, até então 2° distrito de Bom Retiro do Sul.

Hoje dividida pela rodovia federal, o avanço da cidade se deu a partir da construção da BR-386, que facilitou o acesso ao município e proporcionou ampliação na geração de empregos. Ainda assim, a economia gira em torno do setor primário, que representa cerca de 80% da arrecadação de Fazenda Vilanova.

Como forma de explorar a localização privilegiada, o município avista novos negócios que podem impulsionar a economia. O prefeito reeleito Amarildo da Silva destaca as negociações com indústrias que têm pretensão em se instalar às margens da BR-386. Ele também ressalta que entre as cidades do Vale Taquari, Fazenda Vilanova foi uma das poucas que não sofreu com os impactos das cheias que atingiram a região.

Crescimento populacional

De acordo com dados do Censo de 2022, Fazenda Vilanova possui cerca de 4,2 mil habitantes. É um dos municípios com maior crescimento populacional na região, visto que em 2010 tinha 3,6 mil moradores. O aumento é de aproximadamente 16%, conforme estimativa do IBGE.

O prefeito atribui isso à localização da cidade e aos serviços oferecidos e também pela segurança aos eventos climáticos. “Muitas pessoas procuram Fazenda Vilanova para morar, assim como avançam negociações para instalação de empresas. A partir disso, nossa prioridade também é ampliar o acesso aos serviços de Saúde e melhorar os índices de Educação”, afirma.

Empresas e emprego

A localização estratégica possibilita a geração de empregos e atração de novas empresas. Conforme dados apontados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Fazenda Vilanova possui saldo de 110 vagas ao longo de 2024. No último mês o saldo positivo é de 21 novos postos de emprego.

Outra dificuldade apontada pelo gestor municipal é a falta de mão de obra. Segundo ele, é um assunto abordado quando se fala na instalação de novas empresas na cidade. Para Silva, essa é uma crise que afeta todo o Vale do Taquari. “Temos mais vagas do que pessoas para trabalhar em Fazenda Vilanova”, comenta.

Sobre o apoio aos empreendimentos, Amarildo ressalta a criação do distrito industrial, com área de 11 hectares, às margens da ERS-128. Além da procura por empresas de fora da cidade, também há a necessidade de atender as empresas locais. O município possui empresas dos ramos calçadista e de vestuário e se prepara para receber negócios em demais segmentos.

“Temos lei de incentivo econômico que atrai os empresários e também áreas nobres na cidade. É um processo que requer tempo e investimento de empresários. A partir do ano que vem teremos essa estrutura finalizada. Queremos apoiar os empreendedores que geram emprego, renda e retorno fiscal”, diz o chefe do Executivo.

Sobre Fazenda Vilanova

  • População total (2022) 4.291 habitantes
  • Densidade 50,60 hab./km²
  • Área total 84,794 km²
  • IDH (2010) 0,698
  • PIB per capita (2021) R$ 30.090,25
  • Taxa de escolarização 6 a 14 anos 97%

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: