Como sua trajetória no Rotary iniciou?
Elisabete Weber – Estou no Rotary há 14 anos, tendo sido empossada em 26 de outubro de 2010, por indicação do Luiz Marcelo Gonçalves, que sempre foi um grande companheiro. Ele percebeu em mim um princípio de rotariana e fez a indicação, que foi aceita, e desde então estou envolvida.
Como ocorre a escolha do presidente e qual foi a sensação de ser a escolhida?
Elisabete – O presidente do Rotary é escolhido pelo conselho diretor, composto pelo presidente em exercício, o vice-presidente, o secretário, o diretor de desenvolvimento do quadro associativo, o tesoureiro e o presidente eleito. Esse grupo convida um membro que consideram apto a assumir a presidência por um ano. Aceitei esse desafio há um ano, e tem sido uma experiência intensa.
Qual foi o maior desafio que enfrentou até agora?
Elisabete – Assumir a presidência neste ano rotário, logo após a maior enchente dos últimos tempos, foi um grande desafio. Ouvir as famílias que perderam tudo e precisam de ajuda é muito difícil, e frequentemente nos sentimos limitados em nossa capacidade de oferecer suporte. Eu gostaria de poder fazer mais por essas pessoas, e isso, muitas vezes, me deixa frustrada.
Quais projetos o club está desenvolvendo e como impactam a comunidade?
Elisabete – Um dos meus projetos favoritos envolve o meio ambiente. Nos últimos dois anos, temos instalado lixeiras em escolas, parques e praças, embora muitas tenham sido levadas pela cheia. Também criamos ecopontos para a destinação correta de vidro, metal, plástico, baterias e eletrônicos. Um dos maiores projetos é o “Rotary Aluno Nota 10” e “Rotary Aluno Melhor Companheiro”. Neste ano, lançamos a primeira edição do “Aluno Melhor Companheiro Especial” em parceria com a APAE, uma iniciativa que valoriza a educação.
Como você equilibra as responsabilidades de presidente com a vida pessoal e profissional?
Elisabete – Não é uma tarefa fácil, os desafios são grandes e os dias são corridos. Às vezes, sinto que meu dia deveria ter mais de 24 horas. No entanto, ser presidente é sobre ajudar as pessoas e receber um abraço de agradecimento pelo pouco que conseguimos fazer. Esse reconhecimento vale todo o esforço. Minha família, meus filhos e meu companheiro me apoiam, assim como meus colegas do Rotary, que estão sempre ao meu lado. Essa rede de apoio é incrível e é isso que significa ser rotariana.