A CCR Viasul entrega uma das principais obras nesta etapa da concessão da BR-386 no trecho de Estrela. A passagem em nível sobre a rodovia, no quilômetro 354, conecta a estrada à rua João Fell, no bairro Pinheiros, e à Rota do Sol.
Os trabalhos no local iniciaram em julho de 2023. Conforme anunciado na época, o investimento foi de R$ 30 milhões. Entre o principal motivo pela inclusão da obra, o risco aos motoristas e pedestres por conta do elevado número de acidentes. Com a localização de indústrias no trecho, há intenso fluxo de acesso às vias urbanas e de retorno, até então, feitas na mesma pista o que elevada o número de acidentes.
Na ocasião do anúncio da obra, o prefeito Elmar Schneider endossou o pedido e a importância do viaduto. “Vamos aproximar a BR desse novo Distrito Industrial que surge no bairro Pinheiros e hoje tem mais de 10 empresas. Nesse espaço aqui teremos uma nova cidade”, disse durante evento de apresentação da obra em agosto do ano passado.
Há pouco mais de um mês, a CCR ViaSul havia liberado a passagem de veículos em uma das alças de acesso. A entrega oficial deve ocorrer nos próximos dias, mas motoristas já utilizam essa estrutura. Para melhor fluidez da ligação com a Rota do Sol, fica a expectativa da construção de rótulas no Boa União, obra essa anunciada pela EGR.
Ponte do Taquari
A concessionária mantém os trabalhos em uma das pontes do Rio Taquari o que afunila o fluxo no local. A travessia entre Estrela e Lajeado, em horários de pico, pode levar até 40 minutos. Conforme cronograma da concessionária, a expectativa é que os serviços sejam mantidos até o fim do ano a fim de reforçar a estrutura da travessia.
Por consequência, há impactos no trânsito urbano de Estrela e para quem utiliza a rodovia estadual ERS-453 (Rota do Sol). Alças de acesso à BR-386 também congestionam em diferentes momentos do dia.
Outra obra muito esperada pela comunidade de Estrela é a ponte entre os bairros Boa União e São José. Investimento do município que deve reduzir o fluxo de veículos no trevo principal à BR-386.