A quarta edição do Projeto Escolas-Pólo de Férias está confirmada e recebe inscrições na próxima segunda e terça-feira na sala 07 da Prefeitura Municipal, entre 7h30min e 11h30min ou entre 13h e 17h.
O atendimento das Escolas-Pólo ocorrerá entre 8 e 31 de janeiro e a sugestão, que deve ser analisada pela próxima administração, é que os alunos sejam acolhidos na EMEI Darcy Ribeiro, no Centro Administrativo, e na EMEI Sonho de Criança, no Bairro Canabarro. “Temos que aguardar para ver sobre os interessados e também analisar o espaço dos educandários”, afirma a secretária de Educação, Andréia Luersen.
A secretária informa que as aulas iniciam apenas no dia 8 de janeiro por conta do período para limpeza e organização do ambiente. A primeira edição do projeto ocorreu em 2021. “É uma alternativa às famílias que, devido à rotina de trabalho, não terão férias ao longo do mês de janeiro do próximo ano e, portanto, necessitarão de apoio no cuidado das crianças durante o período”, cita.
Andréia informa que para se inscrever é necessário apresentar comprovante que ambos responsáveis cumprirão deveres empregatícios durante o período, através de documento assinado pela empresa; ou, no caso de autônomos e inscritos no MEI, a cópia do documento que comprove a situação, junto com um documento escrito a próprio punho, e assinado. “Se a família está de férias, é importante que a criança fique junto, esse espaço é para quem realmente necessitar”, informa.
O calendário escolar segue no dia 4 de fevereiro quando inicia o Projeto de Férias, momento em que todos os alunos retornam às escolas em que estiverem matriculados em 2024. Já no dia 3 de fevereiro todas as escolas estarão fechadas para organização dos espaços. Oficialmente, o ano letivo inicia em 17 de fevereiro.
Reajuste de valor nas Escolas Comunitárias
Administração Municipal anunciou nessa quarta-feira o reajuste de 15% no valor repassado às Escolas Comunitárias de Teutônia. O valor repassado era de R$ 625,69 por aluno e passará a ser de R$ 719,54 por criança. Hoje a cidade possui 939 crianças em oito escolas.
“Estamos satisfeitos em atender essa demanda que era uma solicitação para fechar bem o ano nas escolas”, enfatiza o prefeito Celso Forneck (PDT).
Ele enfatiza que o aumento é por conta do valor significativo que a cidade receberá da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). “Para nós é uma alegria, porque as escolas comunitárias sempre foram muito parceiras quando precisávamos, fazem um trabalho de excelência, e queremos que todas elas se fortaleçam cada vez mais e até ainda melhor as nossas crianças.”