Mais de 30 alunos do curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande estiveram em Bom Retiro do Sul no sábado, 11. Acompanhados pelas professoras Mercedes Solá Pérez, Rossana Madruga Telles e Laura Dias Prestes, o grupo também visitou Muçum como parte do trabalho de campo.
De acordo com Laura Dias, o projeto reúne conteúdos de geomorfologia, planejamento regional, regionalização do espaço mundial e geografia do estado do Rio Grande do Sul. “Toda a água da trágica enchente de maio de 2024 foi direcionada ao Rio Grande. Estamos no Vale do Taquari para estudar o impacto das cheias em um ambiente diferente do litoral sul”, destacou.
História e preservação no roteiro
No Memorial Bom-retirense, o coordenador de Turismo, José Luís Costa, e a presidente do Conselho Municipal da Cultura, Clarisse Gravina Dorensbach, apresentaram detalhes sobre a história local. O grupo encerrou as atividades na Barragem Eclusa, onde foram discutidas estratégias de recuperação de áreas impactadas pelas cheias.
“A ida ao Vale teve como objetivo observar os danos causados pelas enchentes e as medidas adotadas pelas cidades para superá-los. Em Bom Retiro do Sul, notamos a preservação da história aliada à organização para evitar ocupação de regiões alagáveis”, concluiu Laura Dias.