Jornal Nova Geração

POLÍTICA

Prefeita de Estrela justifica reajuste das diárias de agentes públicos

Carine Schwingel destaca legislação municipal que torna reposição obrigatória a partir da atualização salarial

Prefeita de Estrela, Carine Schwingel.(Crédito da imagem: Paulo Cardoso)

“Em razão da lei municipal nº 4.018, de 27 de maio de 2005, que determina o reajuste do valor das diárias sempre que houver adequação da remuneração dos servidores aposentados e pensionistas, fui obrigada a realizar a mudança”, explica a prefeita de Estrela, Carine Schwingel (União Brasil). Segundo ela, o percentual é de 3,8% em relação ao ano passado. “O primeiro decreto do ex-prefeito foi o mesmo que eu precisei emitir.”

A gestora destaca que o último ajuste de salário foi feito por determinação legal pelo ex-prefeito Elmar Schneider (MDB), em 18 de dezembro de 2024, e que tais reajustes são anuais e obrigatórios. Em paralelo, a prefeita trabalha com objetivo de economizar até R$ 700 mil por ano. Carine menciona implementar uma reforma administrativa a partir do relatório do impacto financeiro.

“Até amanhã, o documento será encaminhado à câmara, e, após o período de análise, deverá ser votado na próxima semana”, comenta. Além de gerar economia, a reforma administrativa também prevê a reestruturação de mais de 40 cargos, incluindo cortes, suspensão temporária da contratação de novos servidores e a conversão de Cargos de Confiança (CC) em Funções Gratificadas (FG).

Cumprindo uma das promessas de campanha, a prefeita afirma que a proposta para a criação do cargo de Secretário Adjunto está em andamento. A principal atribuição dessa nova função será manter contato direto com a comunidade para identificar e solucionar problemas coletivos em conjunto com os secretários efetivos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: