As obras na ponte sobre o Rio Taquari estão previstas para serem concluídas em março, conforme reafirmou o engenheiro coordenador da CCR Viasul, Gabriel Cunha. Segundo ele, desde novembro, as equipes têm trabalhado com equipamentos submersos, estando atualmente na fase de execução das fundações das estacas e na realocação dos tubulões.
De acordo com Cunha, esta etapa é realizada por uma empresa especializada em trabalhos embarcados, utilizando balsas no rio. “Estão sendo executadas estacas-raiz para reforço das fundações, além da instalação de camisas metálicas nos tubulões, trabalho que conta com o apoio de mergulhadores”, explica.
O engenheiro detalha que é necessário que as estacas alcancem o solo, que na área da ponte está a 11 metros de profundidade. Além disso, elas precisam ser inseridas mais seis metros em rocha. “Após a secagem do concreto, envolvemos a estrutura com as camisas metálicas, consolidando-a como uma única estaca, com 17 metros de extensão”, comenta.
Cunha também destaca a necessidade de recuperar as cabeceiras da ponte, uma etapa prevista para ser realizada em breve. “Esse trabalho será feito durante o período noturno, aos finais de semana, para minimizar os impactos no tráfego”, informa.
O avanço das obras tem sido favorecido pelas condições climáticas e pela disponibilidade de profissionais e equipamentos. “Se ocorrerem chuvas intensas, etapas podem ser alteradas devido à correnteza. Entretanto, monitoramos semanalmente o cronograma e, caso identifiquemos algo que impacte o prazo, informaremos prontamente”, conclui o engenheiro.
Assista a entrevista na íntegra