Jornal Nova Geração

PONTE DO TAQUARI

Trabalho submerso inclui estacas a 17 metros de profundidade

Obras na ponte entre Estrela e Lajeado devem ficar prontas em março. Reforço na estrutura de sustentação é necessário após danos pelas cheias

Obras na ponte do Taquari incluem novas estacas-raiz para reforço das fundações. Próxima etapa inclui as cabeceiras. (Foto:CÁSSIO JONAS BREITENBACH/divulgação)

As obras na ponte sobre o Rio Taquari estão previstas para serem concluídas em março, conforme reafirmou o engenheiro coordenador da CCR Viasul, Gabriel Cunha. Segundo ele, desde novembro, as equipes têm trabalhado com equipamentos submersos, estando atualmente na fase de execução das fundações das estacas e na realocação dos tubulões.

De acordo com Cunha, esta etapa é realizada por uma empresa especializada em trabalhos embarcados, utilizando balsas no rio. “Estão sendo executadas estacas-raiz para reforço das fundações, além da instalação de camisas metálicas nos tubulões, trabalho que conta com o apoio de mergulhadores”, explica.

O engenheiro detalha que é necessário que as estacas alcancem o solo, que na área da ponte está a 11 metros de profundidade. Além disso, elas precisam ser inseridas mais seis metros em rocha. “Após a secagem do concreto, envolvemos a estrutura com as camisas metálicas, consolidando-a como uma única estaca, com 17 metros de extensão”, comenta.

Cunha também destaca a necessidade de recuperar as cabeceiras da ponte, uma etapa prevista para ser realizada em breve. “Esse trabalho será feito durante o período noturno, aos finais de semana, para minimizar os impactos no tráfego”, informa.

O avanço das obras tem sido favorecido pelas condições climáticas e pela disponibilidade de profissionais e equipamentos. “Se ocorrerem chuvas intensas, etapas podem ser alteradas devido à correnteza. Entretanto, monitoramos semanalmente o cronograma e, caso identifiquemos algo que impacte o prazo, informaremos prontamente”, conclui o engenheiro.

Intervenções emergenciais

Em setembro do ano passado, a CCR ViaSul anunciou a necessidade de interditar totalmente a pista Norte (sentido interior) da rodovia sobre a ponte do Rio Taquari. A ação foi tomada após serem detectadas novas alterações nos monitoramentos constantes realizadas pela concessionária na estrutura, que verificaram o surgimento de anomalias mais severas no dispositivo que, a partir de agora, atuarão no reforço de quatro conjuntos estruturais da base da ponte.

Por conta da interdição, o fluxo na rodovia opera em sistema de contrafluxo, sendo uma faixa em cada sentido e uma terceira operando de forma reversível, ou seja, irá auxiliar o fluxo conforme o movimento mais intenso, ora sentido capital, ora sentido interior.

Duplicação da BR-386

Em paralelo à recuperação da ponte, equipes trabalham na área urbana de Lajeado, na duplicação da BR-386. Com mais de 90% das obras concluídas, o cronograma é entregar o trecho de 20 quilômetros até o primeiro semestre de 2025.

Conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a duplicação deveria ter sido entregue em fevereiro do ano passado. Além das condições climáticas, houve também rescisão de contrato com a construtora Eurovias e a definição de novo consórcio para continuidade dos trabalhos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: