Estão reabertas em Teutônia as inscrições para os cursos do RS Qualificação. Programa oferece 130 vagas para sete diferentes áreas profissionais. Oportunidade é direcionada prioritariamente a teutonienses desempregados, aposentados ou estagiários. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Valdir Griebeler, a iniciativa tenta suprir o déficit de mão de obra qualificada.
O programa foi aderido pelo Município em 2024. Lançado em maio, teve apenas 33% das vagas preenchidas ao longo de um semestre de inscrições. “Contrato estava para vencer em março. Já entramos em contato com as entidades para renovarmos. Queremos dar andamento, para iniciar a primeira turma. Muitas empresas precisam de mão de obra qualificada e não temos isso no nosso município”, comenta o Secretário.
Para atingir o objetivo, a Administração contata os munícipes inscritos anteriormente e projeta novos chamamentos. Até o momento, 51 das vagas estão preenchidas (39%). Destas, maior número de inscritos (35%) é para curso de Gestão de Estoque. Técnicas de Vendas e Negociação é o segundo curso mais procurado até então (17%); demais opções têm menos de 7 inscritos.
Valdir acredita que a qualificação da mão de obra pode atrair empresas de diferentes níveis econômicos. “Queremos trabalhar forte a qualificação e o desenvolvimento econômico: melhorar a qualidade de vida das pessoas, desenvolver o nosso município e principalmente buscar empresas que tragam valor agregado, que tenham uma condição de remuneração melhor do que as atuais”, ressalta.
Sete cursos
Além dos cursos de Gestão de Estoque e Técnicas de Vendas e Negociação, o programa oferece Mecânica Industrial Básica, Básico de Eletricidade Predial, Auxiliar de Cozinha, Corte e Desossa de Bovinos e Suínos, Corte e Costura Industrial.
Os cursos serão ministrados por profissionais contratados por meio do SENAI e do SENAC. As aulas ocorrerão no Parque Ipê, em Canabarro. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo – sala 49 da prefeitura. Interessados devem portar documento de identificação e carteira de trabalho.
Situação de 2024
Teutônia foi destaque na atração de empresas e geração de empregos em 2024. Num período de nove meses, mais de 560 postos de trabalho foram criados. Grupo Passarela, Grupo Atlas e Grupo Faros foram algumas das empresas que migraram. Marcas teutonienses também investiram em aumento da atuação local.