O corpo do vereador Gerson Adriano da Silva (PSDB), desaparecido desde o sábado, 18, foi localizado nesta sexta-feira, 24, na região metropolitana. A informação foi confirmada pela família do parlamentar.
Buscas foram feitas durante o dia em um matagal próximo de onde o carro do parlamentar foi deixado, em Viamão. Uma confirmação oficial da Polícia Civil deve ser feita após a conclusão das diligências.
O velório deve ocorrer na Câmara de Vereadores, em dia e horário a ser confirmado.
Investigação e suspeitas
O caso, inicialmente tratado como um possível sequestro mediante extorsão. Antes de desaparecer, o vereador teria realizado uma transferência via Pix no valor de R$ 1,6 mil para uma mulher e usado o cartão de crédito em Alvorada.
Os documentos de identificação de Gersinho, como era conhecido na comunidade, foram encontrados no bairro Umbu, em Alvorada, após moradores publicarem fotos nas redes sociais. O carro do parlamentar foi localizado posteriormente em Viamão.
Desaparecimento
Gersinho estava a caminho de Imbé, no litoral norte gaúcho, para prestar serviços de arquitetura a um parente, mas não chegou ao destino. Sua última visualização no WhatsApp foi registrada na noite de sábado, 18. Desde então, não houve mais contato com ele.
Sobre Gerson
Gerson Adriano da Silva, de 52 anos, era empresário, atuava como topógrafo e tinha forte atuação na comunidade de Estrela. Se destacava nas artes marciais como faixa preta no Karatê. Separado há cerca de 15 anos, teve uma filha de 24 anos, fruto do relacionamento .
Além das artes marciais e a atuação na câmara, Gersinho auxiliou a comunidade durante as cheias que atingiram a região nos últimos anos. Em maio de 2024, situação em que também foi atingido, prestou voluntariado no Vale do Taquari.
Atuação como vereador
Durante as eleições de 2024, Gersinho concorreu a vereador, contabilizou 373 pelo PSDB e ficou como primeiro suplente do partido. Ele foi o 16º candidato mais votado e assumiu uma cadeira na câmara no lugar de Darlã Bellini, que foi convidado pela prefeita Carine Schwingel para ser secretário de Cultura do município de Estrela.
Durante a sessão em que tomou posse como vereador, ressaltou a resiliência da comunidade estrelense, que supera as dificuldades impostas pelos eventos climáticos que assolaram o município. Gersinho também agradeceu pela oportunidade de representar a população na câmara.
Em outras oportunidades, ele também atuou como vereador suplente. Em janeiro de 2013, assumiu como parlamentar pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no lugar de Marco Wermann. Gersinho ocupou a cadeira até abril de 2016, ano que saiu do PT e se filiou ao Partido Verde (PV). Em 2023, também voltou ao Legislativo, pelo Partido Liberal (PL), durante o período de um mês.
Linha do tempo do caso
18/01: Última visualização de Gersinho no WhatsApp.
19/01: Família registra o desaparecimento.
19/01: Documentos encontrados no bairro Umbu, em Alvorada.
20/01: Carro localizado em Viamão.
24/01: Corpo é encontrado na região metropolitana