Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Maira Schoennel

Para Maira Schoennel, dedicar-se à Educação Física vai muito além do esporte ou do bem-estar físico. Com quase duas décadas de atuação na área, sua missão profissional é “salvar vidas”, por meio da conscientização sobre segurança aquática. Neste mês, rece

Qual é a missão que te move como profissional da área?

Maira Schoennel – Sou professora e doutora em Educação Física e atuo na área de natação e hidroginástica há quase 20 anos. O que me move é “salvar vidas” por meio das mensagens sobre segurança aquática.

Tem algum caso marcante que te motivou ainda mais?

Maira – Nenhum caso em específico. A cada ano o afogamento tira a vida de muitas crianças e isso é muito triste. Mas eu sei que o afogamento é evitável, precisamos instruir as pessoas para saber como evitá-lo.

Seu projeto está entre os cinco melhores do Brasil. Como foi receber essa notícia?

Maira – Foi uma alegria muito grande e um sentimento de gratidão. Preciso agradecer ao meu marido Edson que teve um papel fundamental em toda a campanha, tanto no planejamento quanto na execução das atividades.

O que torna seu projeto diferente dos outros?

Maira – Primeiro, com a ajuda de um vereador da cidade, aprovamos aqui em Teutônia a lei municipal que torna novembro oficialmente o mês da segurança aquática. Após essa aprovação, começamos a pensar em várias atividades, todas durante o mês de novembro de 2024. Com o material que o Instituto Nacional de Natação Infantil (INATI) disponibiliza, fizemos folders com diversas informações sobre como evitar o afogamento, que foram distribuídos para lojas de roupas infantis, pediatras, escolas de inglês, escolas de Educação Infantil, escolas particulares e treinamos professores da rede municipal para eles multiplicarem essas informações para os alunos. Se for contar que essas crianças replicam isso nas suas famílias, estaremos falando de números interessantes.

O que você diria para quem ainda subestima os riscos do afogamento?

Maira – O afogamento é a segunda causa de morte em crianças até quatro anos de idade e a quarta causa em crianças até nove anos de idade. Em locais em que há “água”, há perigo. Piscinas residenciais precisam ser cercadas. Fique de olho nas crianças o tempo todo se estiver em locais com água: rio, mar, cachoeira, açude, praia, hotel, parque aquático.

O que a água te ensinou?

Maira – A água ensina que a segurança aquática é fundamental, pois embora possa trazer benefícios como lazer e saúde, também apresenta riscos, exigindo respeito, conhecimento e precauções para uma convivência segura.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: