Apresentar as belezas naturais, valorizar e fomentar o turismo de Fazenda Vilanova. É com esse objetivo que o município promove o projeto “Passeando na Fazenda”. A atividade ciclística faz parte da programação de aniversário dos 26 anos de emancipação, comemorado em 22 de outubro. O roteiro estará disponível nos sábados, dias 9 e 16 de outubro, com duas rotas diferentes. Além disso, outros passeios devem ocorrer para que se torne uma atividade permanente.
A comissão organizadora destaca que a ideia é disponibilizar aos grupos de ciclistas da região, que praticam “mountain bike”, a possibilidade de conhecerem e desbravarem novos caminhos. “Nosso município possui locais maravilhosos no aspecto turístico que precisam ser divulgados. E por isso estamos convidando todas as pessoas que gostam de passeios ciclísticos para participarem”, explica a secretária da Administração e Finanças, Franciele da Rosa Mallmann.
Para participar é necessário estar com a bicicleta, na data e horário de partida de cada rota. No dia 9, o trecho será de 14,4 km, pela rota sul, e no dia 16, o trecho será de 12 km, pela rota norte. A saída é sempre às 14 horas, no Parque Municipal, onde haverá concentração dos ciclistas no local. Protocolos de prevenção à pandemia deverão ser seguidos.
Durante a confraternização inicial, os ciclistas podem desfrutar da estrutura do local com a praça de lazer, janela turística para fotos, além de atividades físicas e diversas modalidades esportivas que são oferecidas à comunidade.
TRECHO 1
1ª parada: 5,9 km depois do Parque Municipal, no Parque de Rodeios João Dornelles Martins, no Alto Pinheiral. O local tem espaço para atividades tradicionalistas como pista de tiro de laço, acampamentos e salão de festas.
2ª parada: 1,6 km depois, na Casa da Fazenda, em Fazenda Juliana. O local preserva a história de uma antiga propriedade de fazendeiros. A casa centenária é mantida e administrada pela própria família de descendentes. Em frente ao casarão tem a Lagoa da Juliana.
3ª parada: 1,8 km depois, na Figueira. A centenária árvore é ponto de referência no interior do município que pode ser vista de longe.
4ª parada: 1,1 km depois, na pedreira. Neste ponto é possível conferir a grande rocha onde ocorria a extração de pedra e cascalho.
5ª parada: A 2,8 km à frente, o grupo estará de volta na BR-386. Segue o percurso final de 1,2 km até o retorno para o parque municipal.
TRECHO 2
1ª parada: A primeira parada será na Psicultura Daferth, a 1,6 km da sede. A propriedade é conhecida na criação e comercialização de peixes.
2ª parada: 1,8 km depois, parada onde os ciclistas poderão observar as potencialidades da agricultura ao passarem pelos caminhos rurais da localidade de Arroio do Pau.
3ª parada: 1,9 km depois será possível chegar na sede da Associação da Água de Arroio do Pau, responsável pelo abastecimento de água potável para a população da localidade. Ao seguir por mais 900 metros, a passagem será pela Caixa Dágua da comunidade. O próximo ponto de observação será a Lagoa do Canta Galo.
4ª parada: 1,9 km depois, na Casa dos Três Irmãos. Local preservado que motivou o nome da própria localidade de Três Irmãos.
5ª parada: 2,2 km depois, no Sítio Samambaia. Local próximo da cidade, com uma diversidade de variedades de plantas.
6ª parada: O trecho final será de 2,7 km, em direção ao centro da cidade para encerramento do passeio no parque municipal.
Programação alusiva aos 22 anos de Fazenda Vilanova
De 4 a 10 de outubro – Comemoração ao Dia das Crianças. Serão disponibilizados nas escolas municipais brinquedos infláveis;
Dia 8 de outubro – Reunião com os empresários locais para apresentar o diagnóstico do comércio, elaborado pelo Sebrae;
Dias 9 e 16 (sábados) de outubro – Passeio ciclístico do projeto “Passeando na Fazenda”, rota sul e rota norte, respectivamente;
Dia 15 de outubro – Sorteio Nota Premiada. Serão sorteados quatro vale-compras no valor de R$ 500 cada. Ainda terá a premiação dos ganhadores do Concurso do Mascote da Educação Fiscal;
Dia 22 de outubro – Feriado municipal;
Dia 28 de outubro – Dia do Servidor Público;
Dia 29 de outubro – pela manhã integração aos servidores municipais e a tarde ponto facultativo;