A 2ª Vara Judicial de Estrela determinou nesta terça-feira, 28, o afastamento do secretário de Obras de Colinas, Odilo Antônio da Costa, por improbidade administrativa. A denúncia foi feita pelo Ministério Público, a partir de um inquérito civil instaurado pelo promotor de Justiça Daniel Cozza Bruno. A ação também se estende ao prefeito Sandro Herrmann. Os envolvidos serão notificados e o chefe do executivo tem até 15 dias para cumprir a decisão da Justiça.
Conforme o promotor, a investigação do Ministério Público está concluída. Os objetos do inquérito tramitaram desde 2019 e apontaram que havia uma exposição dos servidores da Secretaria de Obras a situações “humilhantes e vexatórios”, em razão do tratamento de Costa. Também fez parte das investigações, os serviços com a utilização de máquinas pesadas aos agricultores e produtores que não obedeciam ao regramento legal.
A ação de improbabilidade administrativa, segundo o promotor, é um processo longo. Após ajuizada, Costa e Hermann serão intimados e devem apresentar resposta na ação civil promovida. A investigação poderá demorar de seis meses a quatro anos para ser concluída.
Procurado para falar sobre a decisão Justiça, o prefeito preferiu não se manifestar. Já o secretário informou que não havia sido notificado e, por isso, também não se manifestaria. Mais informações você confere na edição impressa do jornal Nova Geração desta sexta-feira, 1º de outubro.