Uma parceria entre a prefeitura de Bom Retiro do Sul e o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Univates (Emau) busca recuperar a história e o turismo do município. Durante o primeiro semestre de 2021, os acadêmicos desenvolveram estudos relacionados ao patrimônio, arquitetura e cultura. “Nosso objetivo principal é a proteção e valorização da cultura local, assim como a promoção do turismo e dos potenciais de desenvolvimento econômico local sustentável”, explica o secretário de Administração e Planejamento, Carlos Henrique Dullius. Cada grupo recebeu R$ 1 mil de premiação.
Os projetos foram construídos nos componentes curriculares de Atelier Integrado IX e de Requalificação Urbana, disciplinas do bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Para o professor do curso de arquitetura da Univates, Marcelo Airoli Heck, a iniciativa é muito válida para a formação dos acadêmicos. “Essas parcerias que temos entre universidades e municípios, faz parte do que chamamos de ‘curricularização da extensão’. Nesse caso, é uma disciplina bem aplicada na prática, o que é benéfico para o acadêmico. Assim, ele consegue viver essa realidade”, declara Heck.
As propostas abordam temas relacionados ao patrimônio, à mobilidade, às questões ambientais e à vitalidade urbana. A casa de Anilda Schneider respira história. A idosa, de 98 anos, nasceu em 1923 e sua residência, construída em 1924. A família adquiriu o imóvel em 1962, mas antes disso, o prédio, situado na rua Pinheiro Machado, no centro, foi hospital, fábrica de balas, cervejaria, delegacia e até cadeia. “Estamos muito felizes com a preservação desse patrimônio”, declara a filha de Anilda, Helga Schwingel (76).
Depois de adquirida, a casa passou por reformas. Durante quatro décadas, o imóvel abrigou Anilda e o marido, além da família de Helga. O porão ainda preserva as grades da cadeia. Um forno foi fechado, mas ideias povoam o imaginário das duas. “O forno que fechamos, poderia ter sido o forno das balas, ou a cozinha do hospital, ou mesmo para aquecer os presos nos meses mais frios”, ri Anilda. Ao todo são 35 imóveis apontados como históricos no município.
Detalhes da proposta
A proposta busca recuperar a Orla do Rio Taquari, a praça e o Largo dos Emancipacionistas, além de criar corredores verdes nessa região. O objetivo é incentivar a arborização dessa área, tornando a cidade como um todo, mais verde. Além disso, e de modo a integrar a cidade com as pessoas, implantar uma rota de ciclovias que liguem os pontos de patrimônio, de lazer e de turismo.
O trabalho desenvolvido corresponde à proposta de requalificação do Bairro Centro-Cidade Baixa, de Bom Retiro do Sul. Assim, foram propostas zonas de renovação e permanência, sendo focadas no entorno da Rua Senador Pinheiro Machado e da Orla do Rio Taquari, local de maior concentração do patrimônio histórico e cultural do município. Como diretriz de projeto, foi desenvolvido o conceito MOVE, no qual foram elaborados quatro principais temas: patrimônio e turismo, mobilidade, presença do rio e vitalidade.