Neste domingo, 24, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. A data foi estabelecida pelo Rotary Internacional e tem o objetivo de divulgar a doença e conscientizar as pessoas quanto a importância da vacinação. Em Estrela, o Rotary atua junto com a Secretaria de Saúde para chamar a atenção da população para o cuidado.
Conforme o membro da Comissão de Combate a Pólio do Rotary Estrela, Leandro Dahlem, a ideia é incentivar os pais a levarem os filhos para se vacinar, nas oportunidades que são oferecidas no posto de saúde. “São duas gotas que previnem e fazem a diferença. A imunização evita a paralisia infantil e que as crianças fiquem com sequelas graves”, afirma.
Segundo Dahlem, a poliomielite está erradicada no Brasil desde 1989. Por ano são gastos R$ 100 milhões de dólares para monitorar a doença no mundo. Atualmente, apenas Afeganistão e Paquistão registram casos do vírus. “É importante esse monitoramento e a colaboração que temos com as entidades públicas na parte de divulgação. O objetivo é erradicar a doença em todo o mundo”, salienta.
Em Estrela, haverá a oportunidade de crianças e adolescentes se vacinarem contra a poliomielite, durante o Dia D de Multivacinação, neste sábado.
Saiba mais
A poliomielite é uma doença contagiosa que infecta crianças e adultos por via fecal-oral. Enquanto a poliomielite não é erradicada no mundo, ainda pode existir o risco de um país ter casos importados e o vírus voltar a circular no território. Para evitar o quadro, é importante manter as taxas de cobertura vacinal altas e fazer vigilância constante.
Existem duas vacinas contra a poliomielite: a Vacina Pólio Oral (VPO) ou vacina da gotinha, como também é chamada; e a Vacina Inativada Pólio (VIP), administrada por via intramuscular.