O totem possui uma câmera de 360° com zoom que alcança mais de 2 km e garante aos policiais visão total do que acontece. Além disso, possui câmera frontal e microfone que disponibiliza contato direto com a Brigada Militar (BM), sistema de LED que mudar de cor conforme a ocorrência, e alto falantes para possibilitar que a BM possa intervir de forma remota.
O equipamento permanecerá em teste no Porto de Estrela até domingo, 6, para que a população possa se familiarizar com o funcionamento. Na Multifeira, ele está instalado para verificação da via, garantir a segurança no estacionamento, circulação de pessoas e vendas na bilheteria.
O secretário da Administração e Segurança Pública (Sasp), Coronel César, destaca que após os testes, o propósito é instalar os equipamentos nas zonas urbanas e rurais de Estrela em 2022. “Nós já estamos realizando estudos para instalação. Queremos testar o equipamento no evento para saber se é necessário mudar alguma coisa”, destaca.
Após instalado, o equipamento pode ser integrado com o sistema de videomonitoramento do município. Além disso, terá capacidade para instalações de software que façam reconhecimentos faciais e leitura de placas de veículos.
Para reforçar a efetividade dos totens, a Sasp pretende aumentar o número de câmeras do sistema de monitoramento até o próximo ano. Conforme o secretário, essas medidas podem melhorar o diálogo da polícia com a comunidade.
Cartilha da Patrulha Rural
Com foco na prevenção de crimes nas zonas rurais, a Cartilha de Segurança Rural de Estrela foi lançada durante a Multifeira. O material aborda informações e orientações para a prevenção e redução de crimes junto às propriedades rurais.
Para reforçar prevenção, uma equipe de policias da BM fará o patrulhamento nestas áreas como força tarefa da Patrulha Rural. Melhorar a iluminação no interior e expansão do monitoramento de vídeo também fazem parte do projeto de prevenção aos crimes.