A massa de ar frio que derrubou as temperaturas no RS se dirige em direção ao oceano e o vento passa a ditar o comportamento das correntezas, em especial no Rio Guaíba e na Laguna dos Patos. O ar seco avança e ocasiona um tempo aberto e de sol na maioria das regiões.
Essas condições duram pouco tempo. Para o Vale do Taquari, a partir de quarta-feira o tempo vira e a chuva retorna. Abafamento e chuva devem ser a tônica nos próximos dias. Conforme o meteorologista da Universidade de Santa Maria (Ufsm), Daniel Caetano, os volumes mais intensos são esperados para quinta-feira.
Com acumulados acima dos 100 milímetros, a tendência é para um novo episódio de enchente no Vale do Taquari. Como a inundação do início do mês alterou as margens e levou muito material para o canal, junto com o solo saturado, com pouca condição de absorção de água, o Rio Taquari enche com mais facilidade.
De acordo com o meteorologista Daniel Caetano, na quinta e sexta-feira são esperados os maiores volumes de chuva. Caso se confirme, é possível que os mananciais da região tenham elevação e cheguem em cotas de inundação.
Ainda é incerto o quanto os rios podem subir. Estima-se que seja de pequena e média proporção. O maior problema esperado será na Região Metropolitana e ao sul, na Laguna dos Patos, com nova elevação no nível das águas.
Diante da previsão de mais uma inundação, a Defesa Civil do RS emitiu alertas na manhã dessa segunda-feira. Um sobre o montante de chuva. Pela previsão, as nuvens mais carregadas se concentram na faixa mais ao sul da região, na parte onde estão os arroios, e menos presença nas cabeceiras do Rio Taquari.
Pelo acompanhamento da Sala de Situação do governo gaúcho, o tempo severo trará temporais isolados, vendavais e queda de granizo. Diante deste quadro, a Defesa Civil alerta para riscos de queda de barreira, interrupção de serviços básicos, como fornecimento de energia elétrica (devido a danos nas redes de distribuição).
Depois do período de chuva provocado pela chegada de uma onda de calor, no sábado chega uma frente fria de origem polar. As temperaturas ficam baixas, com tendência de sol.
Resumo da notícia
Previsão de chuva intensa: Entre quarta, quinta e sexta-feira são esperados mais de 100 milímetros de chuva na região do Vale do Taquari.
Risco de enchente: Com acumulados acima dos 100 milímetros, a tendência é para um novo episódio de enchente no Vale do Taquari.
Alertas da Defesa Civil: Diante da previsão de mais uma inundação, a Defesa Civil do RS emitiu alertas na manhã dessa segunda-feira. Sobre o montante de chuva, o risco de temporais e de novas inundações.
Chegada de frente fria: Depois do período de chuva provocada pela chegada de uma onda de calor, no sábado chega uma frente fria de origem polar, com tendência de sol e temperaturas baixas.
Previsão
Hoje (terça-feira, 21 de maio)
Sol entre nuvens. Nebulosidade aumenta ao longo da tarde. Há chance de pancadas de chuva com menor volume. Temperatura baixa ao amanhecer e tarde agradável.
Mín.: 10ºC
Máx.: 23ºC
Amanhã (quarta-feira, 22 de maio)
Sol predomina pela manhã. À tarde, a condição começa a mudar, com a chegada de nuvens. Durante a noite, há previsão de chuva e temporais isolados.
Mín.: 16ºC
Máx.: 29ºC
Quinta-feira (23 de maio)
Condição para tempo severo, com chuva constante e possibilidade de temporais.
Mín.: 16ºC
Máx.: 23ºC
Sexta-feira (24 de maio)
Chuva continua durante o período e aos poucos, uma frente fria polar começa a predominar.
Mín.: 7ºC
Máx.: 14ºC