Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Demanda por vagas em creches e escolas aumenta em Teutônia

Procura se acentuou em maio com a chegada de pessoas e empresas de outras cidades

Fila de espera nas Emeis aumentou 33,7% desde fevereiro. Procura foi acentuada em maio. (Crédito da imagem: divulgação)

A crescente procura por vagas nas creches e escolas de Teutônia está desafiando a estrutura educacional do município. Desde fevereiro, a fila de espera aumentou 33,7% – de 270 para 361 crianças, impulsionada por novos moradores.

A secretária de Educação, Andréia Luersen, destaca os esforços da administração para expandir a capacidade das instituições e atender à demanda. Hoje, Teutônia conta com 13 escolas de ensino fundamental, sete escolas municipais de educação infantil e oito escolas comunitárias de educação infantil, todas com vagas preenchidas desde o início do ano. “Em algumas EMEFs ainda temos poucas vagas em algumas turmas”, disse Andréia.

Para tentar suprir a demanda, o município tem investido na expansão da infraestrutura educacional. Em 2021, foi inaugurada a EMEI Darcy Ribeiro, que adicionou 80 vagas, seguida pela EMEI Cora Coralina em 2023, que aumentou a capacidade para mais 40 crianças. Além disso, duas salas foram ampliadas em 2021, oferecendo mais 30 vagas, e outras duas em 2022, também com capacidade para mais 30 crianças. “Das escolas comunitárias, aumentamos para capacidade máxima”.

Atendimento atual

Hoje, Teutônia atende 615 crianças nas EMEIs, 2.954 nas EMEFs, e 939 nas Escolas Comunitárias. Andréia explica que para as escolas de educação infantil não há vagas, pois as mesmas são preenchidas na totalidade no início do ano.

A chegada de novos moradores a Teutônia também tem contribuído para o aumento na demanda por vagas. “Desde o dia 6 de maio até essa semana aumentaram 80 crianças na fila para as creches na Central de Vagas”, relatou Andréia.

Cita que além disso, as EMEFs tiveram grande procura. Cerca de 40 crianças oriundas de outros municípios foram acolhidas entre 6 e 23 de maio. “Nós sentamos com cada diretor e olhamos turma por turma para ver onde é que dava para aumentar mais algumas vagas. E isso então foi feito”, afirmou a secretária, acrescentando que também foi solicitada a colaboração das escolas estaduais para absorver mais alunos.

Solicitações diárias

A média de solicitações por dia varia bastante. “Tem dias que são duas, outras são seis, oito, já chegamos a dez, outros nenhum”, mencionou Andréia, destacando que a maior procura é sempre para as escolas de educação infantil. “Nas EMEFs, os pais procuram direto as escolas, mas também é bem relativo”, concluiu.

A secretária comenta que está em análise a retomada da obra da EMEI Meu Cantinho, que possibilitará abertura de novas vagas. “A fila não nos dá uma métrica real, isso porque algumas famílias abrem mão da vaga quando são contatadas, solicitando lugar no fim da fila, por exemplo.
Dificilmente a fila de espera será zerada. São muitos nascimentos por ano em Teutônia e isso gera necessidade de abertura de muitas turmas novas, uma vez que turmas de berçários são mais limitadas”, informa.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: