Jornal Nova Geração

OPINIÃO

A pressão já foi maior

O Vale sofre há anos com as recorrentes quedas e oscilações no abastecimento da energia elétrica. Melhorias foram realizadas nos últimos anos, sim, porém o sentimento ainda é de impotência diante da demora no reestabelecimento em épocas de crise

O Vale do Taquari sofre há anos com as recorrentes quedas e oscilações no abastecimento da energia elétrica. Melhorias foram realizadas nos últimos anos, sim, porém o sentimento ainda é de impotência diante da demora no reestabelecimento em épocas de crise. E tais avanços não vieram à toa. Foram necessárias intensas pressões por parte dos mais diversos órgãos institucionais e agentes dos setores público e privado. E o principal exemplo ocorreu em 2019, quando os líderes regionais de fato uniram forças para cobrar melhorias. Após forte pressão política e empresarial da Amvat, principalmente, um encontro reuniu em Porto Alegre os representantes do Procon/RS, da Assembleia, da secretaria estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, da RGE, Ministério Público e até mesmo a Agergs. Desde então, foram milhões em investimentos, reforço. E ainda é pouco. Dito isso, e diante dos recentes fatos, a pressão atual já deveria estar bem maior e melhor articulada de forma regional e integrada. Mas ainda há tempo!

Plano de Contingência Familiar

O modelo de prevenção aos desastres naturais de Blumenau (SC) precisa inspirar os gestores e comunidades do Vale do Taquari. E são diversos os bons exemplos verificados durante a visita de líderes regionais à cidade catarinense realizada em dezembro. Entre esses, a implantação de planos de “Contingência Familiar”, ou “Plano de Emergência Familiar”. Em suma, o governo municipal reforça a necessidade de compartilhar com cada família instalada em áreas alagáveis a responsabilidade pela proteção em momentos de crise. Para isso, são disponibilizados treinamentos e ferramentas de acesso à informação para garantir uma evacuação ágil e segura.

Sobre o plano, o Executivo blumenauense sugere muito diálogo antecipado e contínuo – além de simulados para eventuais resgates – entre os familiares, sem deixar as crianças de fora, pois elas também precisam conhecer os riscos que podem existir em momentos de crise e desastres naturais. Também sugerem a definição de um ponto de encontro fora do bairro – para evitar desencontros maiores – e as formas que os parentes poderão entrar em contato com uma pessoa que poderá dar apoio em caso de necessidade. O Plano ainda estabelece quem deve realizar as ações de emergência e as rotas de fuga que poderão ser utilizadas nas mais diferentes situações.

Griebeler no MDB?

Ex-presidente da câmara de Teutônia, o experiente vereador Valdir Griebeler pode deixar o PSDB e migrar para o MDB. Ele é um dos agentes públicos cotados para concorrer, inclusive, a vice-prefeito em uma eventual dobradinha com o ex-prefeito Renato Altmann, hoje filiado ao PSD. Entretanto, e isso é do jogo, ele ainda não confirma a concretização do movimento. “Tem várias possibilidades, inclusive permanecer no PSDB. Mesmo tendo divergências com o atual presidente, Jonatan Bröntrup, temos uma relação muito cordial.” Então tá. Aliás, outro vereador cotado para concorrer ao lado de Altmann é Evandro Biondo (MDB).

Brönstrup é pré-candidato

Ex-prefeito, ex-vereador, ex-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e atual Chefe de Gabinete da Casa Civil do Estado, Jonatan Brönstrup (PSDB) usou as redes sociais para anunciar a pré-candidatura à prefeitura de Teutônia. Ele deve encarar dois adversários: Celso Forneck (PDT) e Renato Altmann (PSD). É o mesmo número de concorrentes do pleito passado, quando o tucano ficou atrás de Forneck (9.234 contra 7.312 votos) e à frente de Ariberto Magedanz (PP) (7.312 contra 3.365 votos). Desta vez, ele terá que mudar a estratégia para vencer a disputa.

Curtas da Semana

– A primeira reunião da Cacis de Estrela sob a presidência de Claus Wallauer ocorre dia 1º de fevereiro. Será momento para traçar as novas estratégias e também reiniciar os preparativos para a Estrela Multifeira, que só ocorre em 2025.
– O governo de Estrela remarcou a licitação da cobertura metálica da EMEF José Bonifácio para o dia 27 de fevereiro, às 9h.
– No dia 23, o vice-prefeito João Schäfer (PSD), na condição de prefeito e secretário de Administração e Segurança Pública em exercício, autorizou o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Joel Mallmann (PDT), a dirigir os veículos de passeio da Secretaria da Fazenda. No dia 24, o prefeito titular Elmar Schneider (MDB) revogou a autorização. Em tempo, Schäfer também autorizou o Secretário da Fazenda, Felipe Diehl (PL), a dirigir os veículos da própria pasta.
– Em Imigrante, o governo investe na construção de dois muros de gabião. Um deles na Av. Ito João Snel, na altura do Galpão do Lumi, e o outro na ponte da rua Getúlio Vargas, no Centro.
– Já em Colinas, o governo enfrenta problemas com o sistema de contabilidade, empenhos e tesouraria do programa Multi24. Em resumo, a implantação de uma atualização no sistema, gerenciada pela própria empresa responsável, resultou em problemas técnicos e afetou o pagamento de diversos serviços essenciais, incluindo os de ordem médica e programas de Assistência Social, como o Aluguel Social, além de contratos com fornecedores. A empresa já foi noticiada.
– Caro eleitor, você lembra em quem votou para deputado estadual e federal? Eles foram eleitos? Se sim, é hora de pressioná-los por ações que garantam melhorias no abastecimento e manutenção da energia elétrica no Vale do Taquari. Mesmo que eles, por óbvio, estejam distante da região.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: