Jornal Nova Geração

Promover e incentivar práticas corporais, atividades físicas e alimentação saudável são os objetivos do programa Academia de Saúde, de Fazenda Vilanova. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, Cidadania e Atenção Social, o projeto estava paralisado devido à pandemia, mas retornou em agosto. Foram adotados protocolos de cuidados para garantir a saúde de quem for fazer as atividades, tanto de forma individual quanto em grupo.

A equipe é formada por um profissional de Educação Física e uma nutricionista que recebem pacientes encaminhados por outros profissionais da rede. Conforme a secretária de Saúde, Vanderlea Machado da Silva, semanalmente é feito o acolhimento destas pessoas e é neste momento que definem como e quais serão os próximos atendimentos. “Podem ser atividades orientadas, utilizando-se dos equipamentos instalados ao ar livre, do polo da academia de saúde, caminhadas orientadas, atividades físicas ao ar livre e no ginásio, atividades de orientação em grupo ou individual dentro e fora da Unidade Básica”, explica.

De acordo com a secretária, as ações vão ao encontro dos objetivos do programa. “Proporcionamos um momento que serve como um complemento das ações de cuidado na Atenção Primária em Saúde. É por isso que a academia é um importante aliado na promoção de saúde da comunidade”, observa.

Compartilhar conteúdo