Com o objetivo de envolver a comunidade em atitudes em benefício do meio ambiente e evitar que o Rio Taquari receba resíduos descartados de forma inadequada, o Viva o Taquari-Antas Vivo ocorreu na manhã deste sábado (25). Em Estrela, a organização calcula que cerca de 160 voluntários se envolveram nas ações.
A atividade foi liderada pela equipe da Sala Verde, vinculada ao Departamento de Meio Ambiente do município. Dez entidades, oito empresas e duas escolas participaram do movimento. “Ficamos bem contentes com a mobilização que conseguimos fazer junto a comunidade”, diz uma das coordenadoras da Sala Verde, Luana Hermes.
Em terra, o foco maior ficou na estrada Antônio Barth, no bairro Chacrinha, e também em pontos específicos do Parque da Lagoa, onde também ocorreram a concentração e separação dos resíduos. Nas águas do Taquari, dez embarcações do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e da Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca) fizeram a busca por itens descartados.
Alguns dos itens foram deixados no parque, para que a população possa ver o que foi recolhido das margens do rio. A estimativa inicial é de 1,3 tonelada de lixo recolhida durante a coleta. “Coletamos alguns resíduos maiores que até nos deixam surpresos, como cadeiras, pneus e eletrônicos, que evidenciam o descarte inadequado de resíduos”, acrescentou Luana.
A próxima ação no calendário de eventos do Meio Ambiente em Estrela está programada para o dia 17 de maio, no Dia Internacional da Reciclagem.
Confira imagens da ação: