Jornal Nova Geração

Administração e Hospital Estrela acertam Comitê para combate ao Coronavírus

A direção do Hospital Estrela, representantes das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Smed), como também de outros setores envolvidos diretamente na mobilização de combate ao Coronavírus (Covid-19), participaram na manhã desta quinta-feira, dia 19, de uma reunião de emergência. O encontro ocorreu no Gabinete do Prefeito Rafael Mallmann, que assim como o presidente da Câmara de Vereadores, João Braun, participou do encontro junto da equipe da Vigilância Epidemiológica. O maior objetivo do encontro foi acertar medidas conjuntas no embate à pandemia. Um comitê comum foi formado para tomada de decisões.

O encontro trouxe o atual panorama da situação na saúde pública estrelense no atendimento da doença, tanto por parte do município nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como do hospital, que pertence à rede Divina Providência, mas já prevendo uma maior incidência a partir dos próximos dias. Os dois lados ressaltaram que os muitos pedidos para que as pessoas fiquem em suas casas e só procurem a assistência médica em casos de maior emergência não têm surtido efeito, tanto que o que se registrou, em ambas as frentes, foi um considerável aumento no número de atendimentos em geral. “Sendo que muitos poderiam ser facilmente evitados. E a presença destas pessoas no hospital, ou mesmo nos postos de saúde, potencializam a disseminação do vírus. São muitas as pessoas que vão até o Hospital, e é assim nos postos de saúde, por qualquer motivo, e acompanhadas, o que é ainda mais desnecessário neste momento”, destaca Johnnie Locatelli, gerente regional da rede hospitalar.

Outras observações comuns que foram divididas são a de que a população de mais idade, justamente o público que corre mais riscos, ainda não crê na força do vírus; e de que muitas pessoas não estão respeitando os pedidos de isolamento. “Não se pode ver isso como um período de férias. No caso da educação, elaboramos um plano diário de atividades para que os pais repassem para seus filhos enquanto estes estiverem afastados das salas de aula. Mas precisamos da colaboração das famílias para que estes trabalhos, que envolvem desde os bebês de 04 meses aos alunos de mais idade, sejam realizados”, explica o titular da Smed, Marcelo Mallmann. 

Ficou acertado que um comitê será montado com representantes do Hospital e da SMS. Este se reunirá todas as manhãs, a partir desta sexta-feira, dia 20, para a realização de um balanço diário e o acerto de decisões conjuntas. Mas tanto Hospital quanto Administração Municipal já tomaram algumas medidas por iniciativas próprias. No Hospital, por exemplo, a escala de visitas a pacientes não urgentes foi diminuída, assim como filmagens e fotografias de partos por parte de profissionais. Profissionais menores de idade ou com mais de 60 anos, que integram o grupo de risco, foram deslocados para áreas de menor risco ou dispensados. Outras medidas já estão acertadas e entrarão em vigor assim que aumentarem a incidência da doença e a escala de emergência. O município também deverá criar um plano para o aumento do horário de atendimento das unidades de saúde e montar uma equipe médica para visitas domiciliares, respectivamente a fim diminuir a presença em massa de pessoas nos locais de atendimento e o contato com possíveis contaminados.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: