A Associação de Ecologia e Canoagem – Aeca está em Lagoa Santa, no estado de Minas Gerais, onde compete no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade. Representada por 15 atletas na competição, já registra as primeiras medalhas e convocações para a Seleção Brasileira que competirá no Campeonato Sul-Americano.
A Aeca embarou para Lagoa Santa na segunda-feira, 18. A competição iniciou na quinta-feira e segue até este domingo, 24. Até a tarde de sexta-feira, a equipe que representa Estrela e Lajeado já tinha conquistado um ouro, duas pratas e um quarto lugar. Dois atletas obtiveram com a classificação vaga para a Seleção Brasileira.
O principal destaque do início da competição foi Calebe de Almeida, campeão na categoria K1 1000m Menor. O resultado o credenciou ao Campeonato Sul-Americano, que ocorre também no município de Lagoa Santa logo após o Brasileiro. Outra atleta que conquistou a vaga foi Helena Dallagnol, quarta colocada na categoria K1 1000m Menor.
Nas provas em dupla, a Aeca conquistou duas medalhas de prata. No K2 1000m Cadete a medalha ficou com a dupla Luzia Arnhold e Gabriele Oestrae. Já no K2 1000m Senior o segundo lugar foi conquistado por Jéssica Stroher e Bruna.
Outro destaque da Aeca foi o atleta Lucas Lottermann, convidado para ser o porta bandeira na solenidade de abertura do campeonato. “Fomos recepcionados pelo pessoal do Rotary de Lagoa Santa, nos presentearam com a bandeira do estado de Minas Gerais, além disso tivemos a honra de ceder o Lucas para a solenidade de abertura”, destaca o presidente da associação, Marco Edson Carvalho da Silva.
O presidente considera o início de competição muito positivo para a equipe do Vale do Taquari. “Começamos com uma medalha de ouro e duas de prata, aliados às convocações à Seleção Brasileira. Terminamos as provas de mil metros e logo iniciamos as de quinhentos, então tem muita gente para competir ainda. Temos uma expectativa de somar ainda mais medalhas.”