Jornal Nova Geração

ESTRELA

Agentes de trânsito preparam início das atividades

Aprovados em concurso público em 2018 finalizam treinamento. Oficialização do começo dos trabalhos deve ocorrer no início do ano que vem. Profissionais aguardam pela autorização para efetuar autuações

Dentro do objetivo de melhorias no tráfego de veículos na área urbana, o departamento responsável no município receberá reforços nas próximas semanas. Após quatro anos de espera, os profissionais que prestaram concurso público para fiscais de trânsito poderão atuar de forma oficial nos próximos meses. O edital para a contratação foi aberto em julho de 2018 e a prova aplicada em setembro do mesmo ano.

Na oportunidade foram abertas duas vagas de ampla concorrência e uma para pessoas com deficiência (PCD), além de cadastro reserva. Em 2020, o então prefeito Rafael Mallmann assinou um decreto que prorrogava a validade do concurso até outubro de 2022. Neste ano, o governo avançou com os planos de contar com os agentes nas ruas. Em julho foram convocados os dois primeiros fiscais e outro foi chamado em agosto.

Desde então eles fazem treinamentos para orientar pedestres e condutores de veículos e autuar infratores nas ruas do município. A partir do término da formação, eles poderão atuar de forma plena nas ruas da cidade. Além disso, os profissionais terão a responsabilidade de participar do planejamento do trânsito, com prioridade à segurança. Hoje, quem atua em Estrela quando acontecem situações como acidentes, por exemplo, é a Brigada Militar.

Trabalho junto ao rotativo

Caso seja implementada a proposta de um estacionamento rotativo que foi entregue ao governo em outubro, os agentes terão a atribuição de auxiliar na fiscalização das vagas e registrar eventuais ocorrências de trânsito. A sugestão feita pela consultoria concentra os pontos de cobrança na região central do município. Por outro lado, estes fiscais também serão deslocados a locais que se tornam críticos em horários de pico, como a saída da cidade pela Rodoviária.

Novos semáforos

Outra ação para facilitar a circulação de automóveis será a aquisição de dois novos semáforos, cujo pregão eletrônico ocorre na terça-feira, 13. Eles substituirão os controladores de fluxo já existentes na avenida Rio Branco, esquina com a rua Balduíno Pedro Vier, no bairro Oriental, e na passagem das ruas Coronel Müssnich e Nilo Peçanha, na entrada do centro.

Serão equipamentos diferentes do projeto de semáforos no entroncamento entre as ruas Coronel Müssnich, Coronel Brito e Marechal Floriano. A ideia é que o novo ponto com controle de tráfego considere o número de veículos que circulam pelo local para determinar o tempo com sinal aberto e fechado, enquanto os comprados em substituição serão de um tipo mais simples.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: