O Agosto Lilás foi instituído em 2022 por Lei Federal como mês de proteção à mulher para conscientizar a população pelo fim da violência contra mulher. A norma estabelece que estados e municípios devem promover ações de conscientização sobre o assunto.
Em Estrela, o prédio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) amanheceu já na terça-feira, 1º, decorado com a cor da campanha.
No dia 9, às 13h30min, no salão da Oase, no Centro de Estrela, haverá painel de discussão e dançaterapia. “Será um momento de discutir e compreender como nossa estrutura social funciona e colabora para a violência contra a mulher, entendendo o papel de todos nós no enfrentamento dela”, enfatiza a psicóloga e coordenadora do CRAM, Natália Sulzbach.
Conforme a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Renata Cherini, a equipe do Centro também FAZ palestras de conscientização em comunidades, empresas e escolas do município. “A violência doméstica aflige mulheres de todas as classes, etnias, religiões, idades e profissões. É preciso ampliar a discussão sobre o tema e levar um olhar acolhedor e de justiça para aquelas que sofrem esse mal”, afirma.
Muitas pessoas acreditam que violência é caracterizada somente quando há uma agressão física. Porém, a Lei Maria da Penha prevê cinco tipos de violência doméstica: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. O atendimento especializado do CRAM pode ser acessado através dos telefones (51) 3981-6936 ou (51) 98997-2220, ou diretamente no espaço físico instalado na Rua Tiradentes, 478, no Centro de Estrela.