Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Agricultura dinâmica, o futuro da porteira para dentro

"Trazer de volta a biodiversidade às nossas lavouras significa diminuir gradualmente o uso de químicos”

Nos últimos anos temos ouvido muitos comentários e queixas por parte dos produtores rurais da região, sobre os custos de produção que tem tornado algumas atividades praticamente inviáveis. As causas são diversas: insumos trazidos de outros continentes, variação cambial, estiagens, monopólios de grandes corporações, entre outros.

Os desafios enfrentados pelos agricultores têm sido enormes e as dificuldades se renovam a cada safra. Muitos desses problemas estão atrelados ao modelo de manejo que adotamos. Pois este nos levou ao completo desequilíbrio do nosso sistema de produção.

A busca por produtividade nos levou ao nocaute onde simplesmente nos esquecemos do principal propósito de qualquer atividade comercial: a lucratividade. Em outras palavras, precisa sobrar dinheiro no bolso para que se tenha estabilidade para permanecer na atividade agrícola, que ao meu ver é o pilar mestre do comércio de qualquer região.

O que pode (ou deveria) ser feito da “porteira pra dentro” para sermos menos dependentes de fatores externos ou climáticos e tornar a propriedade mais dinâmica e sustentável?

Não existe receita de bolo para uma orientação geral ou calendarizada, mas o primeiro passo para a mudança é querer.

Seja pela vontade ou necessidade, a atitude e determinação de cada um fará toda a diferença no resultado da implantação de um novo modelo produtivo.

A região do Vale do Taquari tem vários bons exemplos de produtores que por conta própria saíram em busca de uma agricultura mais sustentável.

O princípio básico desse novo conceito de fazer agricultura está em reverter o desequilíbrio que nós provocamos ao longo dos últimos anos.
Trazer de volta a biodiversidade às nossas lavouras significa diminuir gradualmente o uso de químicos, seja fertilizantes ou defensivos e substituir estes por insumos alternativos, como pó de rocha, compostos orgânicos e manejo com baterias fungos e bacilos Onfarm (feitos na fazenda).

O Clube Amigos da Terra, que completa 34 anos de atividades em 2023 está atuando nessa nova agricultura que está focada no princípio de fazer o básico bem feito e assim migrar de forma gradual buscando trazer de volta o equilíbrio as nossas lavouras. Nesse intuito no próximo dia 06 de março estará promovendo um evento cujo tema é: Agricultura Dinâmica, o Futuro da porteira pra dentro.

O evento ocorre na AABB de Estrela e a palestra estará a cargo de Jair Matos Borba especialista em insumos Onfarm.

Será uma boa oportunidade para conhecer esse modo alternativo de produção que permite a tão sonhada rentabilidade que tanto buscamos.
Os resultados aparecem em anos de estiagem como esse, sendo visível o quanto as plantas suportam mais a escassez hídrica vivida no momento.

O manejo está ao alcance de todos basta querer.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: