Jornal Nova Geração

Ajuda para frear a dengue

VALE DO TAQUARI – Bom Retiro do Sul está entre as quatro cidades no Estado que concentram 87,1% dos casos autóctones, ou seja, aqueles que foram contraídos dentro do próprio município. Além disso, no último boletim do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), foi confirmado o óbito por dengue, que ocorreu em abril e seguia em investigação.

A Administração reconhece o problema e destaca que segue o trabalho em campo. “A CEVS disponibilizou veículo para pulverização de inseticida e adquirimos equipamento costal motorizado para o mesmo fim”, comenta o secretário da Saúde, Paulo Ricardo Marmitt.

Ações não param

“Colocamos os agentes de controle de endemias em conjunto com as agentes comunitárias de saúde para atuarem nas áreas dos focos e periféricas. Buscamos auxílio da Obras para coleta de entulhos, envolvemos a Educação para distribuição de material orientativo à população, usamos veículos de som para pedir o apoio da comunidade no cuidado com seus imóveis, buscando eliminar criadouros do mosquito e ampliamos o quadro de profissionais para atendimentos de enfermagem e médico, com disponibilização de medicamentos”, salienta Marmitt.

440 casos

São 440 casos autóctones em Bom Retiro do Sul até o momento. “Lembrando que todos devidamente tratados pelas equipes médicas. Em relação aos focos, continuamos com aquele único no Bairro São João, que é territorialmente muito extenso”, explica Marmitt.

“Seguimos protocolos com ações diárias. Dizer que a situação está controlada é arriscado, porque trabalhamos com muitas variáveis. Faço questão de frisar que, o município não subnotifica casos, lançamos no sistema todos os casos que buscam atendimento e enfrentamos o problema sem omissão de números.”

Mutirão em Estrela inicia no Moinhos

Em Estrela, diversos moradores do Loteamento Marmitt, no Bairro Moinhos, estão apresentando sintomas da dengue. O bairro é um dos municípios com mais focos do município (leia quadro) e será local de mutirão da prefeitura neste sábado.

Nas redes sociais, moradores cobraram, na última semana, antes do anúncio do mutirão por parte da prefeitura, providências. “Quando vão fazer uma dedetização no Marmitt? Ou vai ter que morrer pessoas para tomar as providências cabíveis? Olha quantas pessoas estão sendo infectadas pelo mosquito da dengue”, cobrou uma moradora.

Larvas em 13 pontos

O combate ao mosquito tem mobilizado dezenas de equipes do governo. De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, já foram encontradas larvas do mosquito em 13 pontos de dez bairros e localidades: Imigrantes, Centro, Alto da Bronze, Indústrias, Moinhos, Oriental, Pinheiros, Cristo Rei e também Distrito de Novo Paraíso e Linha Santa Rita.
Foi a partir destas visitas e dados que se determinou o Bairro Moinhos como primeiro local de atuação. Equipes da Saúde e da Infraestrutura Urbana, com a utilização de maquinário especial, realizarão no bairro o recolhimento de materiais que podem favorecer o surgimento das larvas, além de limpezas gerais.

Separação de materiais

O município solicita que os moradores realizem, nos próximos dias, a separação de materiais sem uso em quatro grupos: 1 – verde e entulhos (restos de obras); 2 – madeira (resto de móveis, sofás); 3 – plástico, roupas inutilizáveis e semelhantes; 4 – vidros.

Dengue em Estrela

– 97 apresentaram sintomas
– 60 casos confirmados (65% são moradores do Moinhos)
– 11 negativos
– 26 aguardando resultado de exames

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: