A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços é Agronegócio de Estrela (Cacis) promoveu a primeira edição do Almoço do Agro, 8. O evento ocorreu na Comunidade de Arroio do Ouro e abordou a retomada do agronegócio. Os influenciadores Dionisio e Laercio “O Agricultor” foram os palestrantes.
Com o trabalho na internet, Dionisio relata que auxiliou muitas pessoas durante o período de cheia. “As pessoas têm que se envolver. Com meu trabalho, não ajudo diretamente, mas mostro os problemas para quem tem o recurso e a solução”, ressaltou. O influenciador e a esposa atuaram na arrecadação de alimentos e itens de higiene, com atenção ao interior.
Laercio “O Agricultor” também passou por Estrela durante a calamidade. O influenciador relatou sua trajetória com a produção primária e também falou sobre os cuidados necessários com a lida no campo. “Precisamos de solos estruturados. Esse é o caminho para alto nível de produção. O solo no Vale do Taquari sofreu muito. Mas é preciso reestruturar e fazer análise, para que fique resiliente em períodos de estiagem. Precisamos saber como está, para saber o que fazer”, apontou.
Projeto de retomada
Durante o evento, foi apresentado o projeto Retomada pelo Agro. O vice presidente da pasto do Agro, Douglas Sulzbach, explicou que o objetivo é reconstruir áreas do interior destruídas pelas cheias. As primeiras ações ocorrem na localidade de Arroio do Ouro.
Coordenadora do projeto, Virginia Pies destaca que a primeira etapa abrange cerca de 800 hectares. Os problemas identificados estão relacionados ao sistema de drenagem, acumulo de entulhos e movimentação das terras.
“Temos que apoiar Estrela e o RS, pois são essas mãos que colocam a comida na nossa mesa. Juntamos os 15 maiores produtores da região e iniciamos os trabalhos. Queremos que esse projeto seja espelhado em outras áreas da cidade”, afirmou Virginia.
A próxima reunião-almoço da Cacis ocorre em 22 de novembro, com palestra do jornalista Alexandre Garcia, no Estrela Palace Hotel.