A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), é uma avaliação que ocorre anualmente com o objetivo de incentivar o estudo da matemática entre os estudantes dos níveis fundamental e médio.
Na última terça-feira, 11, o Rio de Janeiro recebeu os 650 estudantes premiados com medalha de ouro na edição de 2022, entre eles, estava Bruno Augusto Breidenbach, 13, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga, situada em Colinas.
Para Breidenbach, esta não é a primeira incursão no mundo das olimpíadas de matemática. Com apenas 11 anos, já havia conquistado uma menção honrosa na Olimpíada de Matemática da Univates. A jornada na OBMEP começou há três anos, quando, em 2022, alcançou a medalha de bronze. Desde então, seu compromisso com o estudo e a paixão pela matemática o levaram a conquistar a tão almejada medalha de ouro e alcançar a oitava posição nacional.
Orgulhosa do filho, Vânia Anete Lenhart Breidenbach compartilha a emoção da família com a realização de Bruno. “O Bruno sempre gostou muito de matemática, tendo uma facilidade nata em aprender, mas também gosta das demais disciplinas, além de ler muito! Ele ficou muito feliz com essa conquista, e nós também!”, afirmou Vânia.
Além do reconhecimento dos alunos, a OBMEP também busca homenagear alguns professores. A premiação dos educadores está vinculada à premiação dos estudantes. Recebem a gratificação, apenas educadores vinculados a no mínimo dois alunos classificados, dos quais pelo menos um deles tenha sido premiado. Foi o caso do Itamar da Silva Pereira, professor de matemática da Emef Ipiranga, que também recebeu a premiação.
Itamar conta que está com Bruno desde o sexto ano, “Sempre foi um aluno dedicado, empenhado e que, por vezes, solicitava atividades extras para aproveitar o tempo após fazer as atividades propostas enquanto esperava os colegas” afirmou o educador. Formado em 2012, Silva compartilha que desde 2019, quando sua primeira aluna recebeu medalha, tem um sentimento diferente pela avaliação. “No ano passado tive três alunos medalhistas. É muito gratificante ver alunos sendo destaque, mostrando que o trabalho desenvolvido por todos os profissionais que trabalham com eles está surtindo efeito, é uma verdadeira recompensa”, afirmou.