Jornal Nova Geração

ESTRELA

Alunos da rede pública voltam às aulas

Escolas do município ampliam vagas para contruturno aos terceiros anos do Ensino Fundamental. Nos colégios estaduais, mais de 2 mil estudantes matriculados

Mais de 2,5 mil alunos das escolas municipais retornaram às salas de aula em Estrela (Foto: Divulgação)

A semana marca o retorno das aulas na rede pública de ensino. Na quarta-feira, 21, mais de 2,5 mil alunos das escolas municipais retornaram às salas de aula em Estrela. O município possui nove educandários de Ensino Fundamental. Na entrada de cada uma deles, decorações e mensagens de boas-vindas aos estudantes.

Maior escola da rede municipal, a Emef Leo Joas inicia o ano letivo com algumas melhorias. Com mais de 700 alunos, o espaço passa a contar com portão eletrônico, além de ter passado por uma séria de reformas. O colégio, que atende mais de 700 estudantes, foi um dos mais atingidos durante o período de enchentes. Outros ajustes ainda serão feitos, como a troca gradual dos pisos das mais de 13 salas de aulas.

Apesar do ano letivo iniciar nesta semana, nas Emeis era desenvolvido, desde o dia 5, o período de integração, com monitores e atividades mais voltadas às brincadeiras, como adaptação das crianças menores. Passado o período de adaptação, o conteúdo lúdico passa a ser presente nas salas de aula.

Turno integral

O Programa Mais Aprender, que oferece contraturno para turmas do Ensino Fundamental das escolas do município, também apresenta mudanças. Entre as novidades, a ampliação de vagas aos estudantes dos terceiros anos das Emefs. Até o ano anterior, turmas do primeiro e segundo ano tinham direito ao turno integral. Ao todo, são mais de 900 vagas distribuídas pelas nove escolas.

Na rede estadual

De acordo com dados da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), mais de 2,1 mil alunos estão matriculados na rede estadual em Estrela. As aulas iniciaram na segunda-feira, 19. Na Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, os mais de 400 estudantes foram recepcionados com uma cerimônia de abertura.

A diretora Sirlei Lohmann comenta que além da apresentação da equipe, os alunos participaram de uma dinâmica que será encerrada em sala de aula. “Uma atividade chamada ‘A árvore da felicidade’. Cada um escrevia em um post-it seu nome turma e um momento feliz da vida”, relata. A ação será trabalhada da disciplina de Projeto de Vida.

A Escola Estadual de Educação Básica Nicolau Mussnich apresenta novidades para este ano. Turmas do Ensino Médio foram habilitadas para receberam aulas em turno integral. A partir da próximo semana, 60 estudantes serão atendidos na nova modalidade. O objetivo é preparar os jovens para a vida profissional.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: