Com ações para fortalecer a rede de atenção primária à saúde em Estrela, o município recebe mais uma médica pelo programa “Mais Médicos para o Brasil”. A profissional designada para trabalhar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Boa União integra o grupo formado por mais três clínicos gerais que já atuam em postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros.
O objetivo é qualificar o atendimento básico, retomar visitas domiciliares e atividades dos grupos de saúde no bairro. Além da presença diária da médica na UBS, o programa garante período de estudos e recursos para especialização em Medicina da Família. Na avaliação da Secretária de Saúde de Estrela, Regiane Möllmann, a iniciativa deve agilizar o serviço.
“A UBS Boa União funcionava com consultas por agendamento. Agora, temos a médica que ficará à disposição durante as 8 horas e está capacitada para atender as emergências que chegam no local. Isso traz conforto e segurança para os pacientes.” Regiane ainda destaca o reforço nas visitas domiciliares e o apoio aos grupos de hipertensos, de diabéticos e das gestantes.
Coordenadora da unidade, Adriana Blasi diz que a equipe elabora estratégias para retomar as atividades de atenção primária desde a chegada da médica Anne Vanessa Leitão de Souza. “Era uma necessidade que tínhamos. Quando chegava um caso de emergência, era preciso chamar o Samu. Com profissional em tempo integral, podemos fazer o primeiro atendimento na UBS”, explica.
Acompanhamento e prevenção
O bairro Boa União é um dos mais populosos de Estrela. Com a meta de prevenir o agravamento de casos clínicos e fortalecer o vínculo da UBS com a localidade, Anne destaca a necessidade de uma UBS ser referência para as pessoas. Segundo ela, conhecer as demandas de cada paciente apresenta uma comunidade mais saudável.
“Controlar os casos de diabetes, hipertensão, entre outros, evita que as doenças evoluam para uma situação crítica. O paciente que chegar aqui vai ter atenção e a situação acompanhada de perto.” Um dos objetivos é trabalhar a prevenção de doenças e orientar a comunidade”, diz a médica. Junto ao programa, o Ministério da Saúde garante especializações na área para qualificar o serviço.
Programa tem mudanças
Com a chegada da nova profissional, Estrela soma a atuação de quatro médicos pelo programa “Mais Médicos” nos bairros Boa União, Imigrantes, Indústrias e Moinhos. Destes, dois profissionais são admitidos pelo novo modelo de coparticipação entre a administração municipal e o Ministério da Saúde.
Na modalidade, a Secretaria de Saúde do município arca com moradia e alimentação. O valor da bolsa, fixada em R$ 12,3 mil, é descontado diretamente dos recursos enviados pelo governo federal e repassado ao profissional.